koreanny.com

5 dicas de doramas que abordam o autismo



Annyeong haseyo! 

Tudo bem com vocês?

A inclusão é uma temática essencial para a construção de uma sociedade mais justa e empática. Alguns doramas têm abordado de maneira sensível e realista a vida de personagens no espectro autista, mostrando seus desafios e conquistas. Confira nossa lista com cinco doramas que promovem a inclusão e a compreensão do espectro autista.

 

1. Good doctor (2013)

 

Park Si-on (Joo Won) tem savantismo, uma doença que dá a ele maneirismos de uma criança mas alimentou sua carreira como gênio da medicina. Após um trauma de infância que resultou na morte de seu irmão mais velho, Shi-on cresceu para se tornar um cirurgião pediátrico brilhante para dar às crianças o futuro que elas poderiam não ter.

Mas sua abordagem invulgar à medicina põe ele em um conflito constante com Kim Do-han (Joo Sang-wook), que é considerado um dos melhores cirurgiões pediátricos da Coreia e trabalha com Si-on.

Quando eles os dois desenvolvem um interesse na doce colega cirurgiã pediátrica, Cha Yoon-seo (Moon Chae-won), apesar de Do-han estar noivo de Yoo Chae-kyeong (Kim Min-seo), as coisas se complicam.

 

Assista em: https://www.viki.com/tv/20218c-good-doctor?locale=pt

 

2. It’s okay not to be okay (2020)

 

Moon Gang-tae (Kim Soo-hyun) vive com seu irmão mais velho, Moon Sang-tae (Oh Jung-se), que tem transtorno do espectro autista. Eles frequentemente se mudam de cidade em cidade desde que Sang-tae testemunhou o assassinato de sua mãe. Para sobreviverem financeiramente, Gang-tae trabalha como cuidador em alas psiquiátricas em todos os lugares onde eles se instalam. Enquanto trabalhava em um hospital, ele conhece uma famosa escritora de livros infantis, Ko Moon-young (Seo Yea-ji), que dizem ter transtorno de personalidade antissocial.

Circunstâncias levam Gang-tae a trabalhar no Hospital Psiquiátrico OK na cidade de Seongjin, onde viveram quando eram jovens. Enquanto isso, Moon-young cria uma obsessão romântica por Gang-tae e o segue até Seongjin, lá o trio (incluindo Sang-tae) lentamente começa a curar as feridas emocionais um do outro e a verdade por trás de seus passados entrelaçados, que os tem assombrado, também é revelada. (Fonte: Adaptado de Wikipedia)

 

Assista em: https://www.netflix.com/search?q=tudo%20bem%20n%C3%A3o%20ser%20normal

 

3. Move to heaven (2021)

 

Han Geu-ru (Tang Joon-sang) é um jovem com síndrome de Asperger. Ele trabalha para a empresa de seu pai, “Move To Heaven”. Seu trabalho é organizar itens deixados por pessoas falecidas.

Um dia, o próprio pai de Geu-ru morre e el é deixado sozinho, mas seu tio Cho Sang-Gu (Lee Je-hoon) aparece de repente na sua frente. Sang-gu é um homem frio. Ele era um artista marcial que lutava em lutas clandestinas, mas foi para a prisão por causa do que aconteceu em sua luta. Sang-gu agora se torna o guardião de Geu-ru. Eles dirigem “Move To Heaven” juntos.

 

Assista em: https://www.netflix.com/watch/81181331?trackId=255824129

 

4. Extraordinary attorney Woo (2022)

 

Extraordinary attorney Woo conta a história de Woo Young-woo (Park Eun-bin), uma advogada autista que é criada por seu pai solteiro. Ela cresce com uma amiga na escola, Dong Geu-ra-mi (Joo Huun-young), uma garota excêntrica que a protege dos valentões da escola. Ela se forma como a primeira da turma da faculdade de direito na Universidade Nacional de Seul. Por ser autista, os escritórios de advocacia se recusam a contratá-la. No entanto, por meio de uma conexão de seu pai, ela obtém seu primeiro emprego na Hanbada, um grande escritório de advocacia de Seul. A inteligência e a memória fotográfica da advogada Woo a ajudam a se tornar uma excelente advogada, pois ela é capaz de se lembrar perfeitamente das leis e de tudo o que lê, vê ou ouve.

Por ser diferente de colegas neurotípicos, sua maneira de comunicação é inicialmente vista como estranha e desajeitada, e sua forte inteligência emocional permanece desconhecida. Mas conforme a série avança, muitas das pessoas que ela conhece, como seu advogado supervisor, Jung Myung-seok (Kang Ki-young), sua colega de faculdade de direito e colega, Choi Su-yeon (Ha Yoon-kyung), e o funcionário de suporte jurídico Lee Jun-ho (Kang Tar-oh) se adaptam a ela enquanto ela aprende seu ofício como uma advogada novata. Mas ela também encontra pessoas que têm preconceito contra ela e outras pessoas com deficiência, incluindo seu colega Kwon Min-woo (Joo Jong-hyuk), que frequentemente tenta sabotá-la.

Outro tema que percorre a série é o forte interesse de Young-woo em baleias e outros mamíferos marinhos. Sua tendência a analogiar situações que enfrenta em sua vida profissional e privada com as vidas e características de baleias e golfinhos frequentemente surpreende e confunde as pessoas que a cercam. Seus momentos eureka frequentemente coincidem com fantasias sobre animais marinhos. (Fonte: Adaptado de Wikipedia)

 

Assista em: https://www.netflix.com/watch/81566007?trackId=255824129

 

5. Crash course in romance (2023)

xr:d:DAFNzTOPTGQ:471,j:43748094832,t:23032203

 

Nam Haeng-seon (Jeon Do-yeon) era um atleta nacional, mas agora dirige uma loja de acompanhamentos. Ela tem uma personalidade super positiva e uma resistência ilimitada, mas nunca deu oportunidade para o amor, pois sua prioridade é cuidar de sua sobrinha e seu irmão, que tem Síndrome do Espectro Altista.

Inesperadamente, ela se envolve com Choi Chi-yeol (Jung Kyoung-ho), um instrutor popular na área de educação privada, conhecido como Ilta Instructor (instrutor mais popular). Ele trabalha duro como instrutor de seus alunos e implementa o carisma em suas aulas. Com isso, ele acumulou riqueza e fama, com um sucesso crescente, mas tornou-se mais sensível, irritadiço e indiferente às pessoas.

Porém tudo muda quando ele conhece Nam Haeng-seon e a relação entre eles se desenvolve romanticamente.

 

Assista em: https://www.netflix.com/watch/81654451?trackId=255824129

 

Leia também:  https://koreanny.com/5-dicas-de-doramas-com-triangulo-amorosos-parte-1/

 

Se você assistiu a algum desses dramas, deixe sua opinião nos comentários.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile