Annyeong haseyo!
Tudo bem com vocês?
Hoje trago a resenha de Birthday um filme que aborda a questão do luto, de pais que precisam lidar com a morte de um filho. O filme critica o governo por uma das maiores tragédias da Coreia do Sul, que vitimou mais de 300 crianças em um naufrágio. Prepare os lencinhos e celebre a vida.
Ficha Técnica
Filme: Birthday
Hangul: 생일
Roteiro: Lee Jong-Eon
Direção: Lee Jong-Eon
Protagonistas: Sol Kyung Gu e Jeon Do-Yeon
Gênero: Drama/ Suspense
Duração: 1 hora 58 min
País: Coreia do Sul
Lançamento: 2019
Disponível: Telegram
Sinopse
Jung-Il (Sol Kyung-Gu) e Soon-Nam (Jeon Do-Yeon) são um casal. O filho deles morreu. Jung-Il se sente culpado por não estar presente com sua família quando seu filho morreu. Soon-Nam sente muita falta do filho. Ela sustenta a família trabalhando no supermercado.
Fonte adaptado de: https://asianwiki.com/Birthday_(Korean_Movie)
Protagonistas
Jun Li (Sol Kyung), um pai que passou um ano no exterior, quando chega à Coreia, resolve enfrentar seu luto.
Soo Nan (Jeon Do Yeon), uma mãe que vive o luto na pele, e às vezes nega que seu filho está morto!
Desenvolvimento
Soo Nan fecha a porta na cara do seu marido depois de ele passar anos no exterior! A protagonista vive uma vida simples e nunca mais sorriu. Ela tem que sempre lidar com o passado e com as pessoas perguntando sobre sua vida! Seu único consolo é sua filha mais nova, que está ao seu lado! Já dá para ver a expressão de sofrimento da protagonista; ela é uma ótima atriz e causa aflição com seu ‘olhar perdido’.
Jun Li sente algo estranho e conhece sua filha mais nova, começando a acompanhar tudo na vida da criança. Ele é abordado por um homem que pede permissão para fazer o aniversário do seu filho; eles são de uma associação de pais que perderam os filhos. Ele autoriza! A protagonista vai ao cemitério visitar seu filho junto com o ex-marido. Ao encontrar outros pais, ela vê uma foto do filho e pede de volta! Ela sempre nega qualquer interação quando alguém toca no nome do seu filho.
Ela chega em casa, serve a mesa e oferece peixe para sua filha, mas como é uma criança, ela não aceita! Ela grita com a menina e diz que o irmão não pode comer! Achei doentia essa cena; a criança não tem culpa! Ela expulsa a menina de casa, mas depois se arrepende e pede perdão à criança.
Jun Li leva a filha para a cafeteria e conhece o melhor amigo do seu filho, que é convidado para o aniversário! A protagonista compra uma roupa nova para seu filho e a coloca no quarto dele! Sim, ela mantém o quarto do filho, é bem triste! Ela começa a chorar bem alto e a gritar; todos os vizinhos já estão acostumados. Seu ex-marido chega e abraça nossa protagonista!
Ela começa uma briga com o ex-marido e diz que ele voltou só para pegar a metade da indenização! O homem grita de volta e pede respeito! Ele foi embora da Coreia quando reconheceu o corpo do filho! Ele também estava lidando com o luto!
O dia do aniversário chega e todos os amigos e vizinhos estão juntos. Essa cena é bem emocionante; cada um conta a versão de como conhecia o menino. Você chora e ri ao mesmo tempo! Descobrimos que o menino morreu salvando sua amiga; ele entregou seu próprio colete salva-vidas!
Você descobre que é uma história real; 500 crianças sofreram o acidente, 300 morreram e, pior de tudo, o capitão pediu para que esperassem na balsa enquanto ele fugia. Nossa atriz faz seu papel com maestria; sua atuação faz sentir a dor dessas 300 mães que perderam seus filhos!
A parte emocionante é quando cada um conta como conhecia o menino e como suas vidas foram impactadas.
Leia também: https://koreanny.com/filme-do-you-know-ashtanga/
Se você assistiu a “Birthday”, deixe sua opinião nos comentários.