Annyeong haseyo! 
Tudo bem com vocês?
Mumu é um filme muito emocionante, onde uma criança de 7 anos é a voz e os ouvidos de seu pai. Se a vida é difícil para um pai solo, imagine para um pai solo que é deficiente auditivo? Juntos, eles lutam para sobreviver em meio ao caos da vida adulta e entre muitos desafios da vida diária. É uma história linda e tocante que você não pode perder.

Ficha Técnica
Filme: Mumu
Mandarim: 不说话的爱
Roteiro: Dandi Fu
Direção: Mo Sha
Protagonistas: Lay e Li Luo An
Gênero: Drama
Duração: 111min
País: China
Lançamento: 2025
Disponível: Telegram
Sinopse
Bu Shuo Hua De Ai’ conta a história do homem surdo-mudo Xiao Ma e de sua filha Mumu. O filme explora os desafios e alegrias de crescer em uma comunidade surda, destacando a importância do amor, da comunicação e do poder do silêncio. Ele mergulha nas complexidades das relações familiares e na jornada emocional de um pai que precisa navegar pelo mundo dos ouvintes enquanto cria sua filha. O filme é dirigido por Sha Mo e apresenta um elenco que oferece performances convincentes, particularmente nos papéis principais.
Fonte: https://www.imdb.com/pt/title/tt35635579/?reasonForLanguagePrompt=browser_header_mismatch
Protagonistas

Xiao Ma (Lay Zhang) é um deficiente auditivo que cria sua filha de 7 anos sozinho. Ao aceitar o divórcio, sua ex esposa, partiu para trabalhar em outro país, deixando a pequena aos cuidados do pai.

Mumu (Li Luo An) é uma menina doce, gentil e muito esperta. Ela cresceu em uma pequena comunidade de deficientes auditivos, e por isso, acabou dominando muito bem a linguagem de sinais.
A força poderosa do amor

Mumu e seu pai vivem em uma pequena vila. Eles estão rodeados de pessoas gentis e atenciosas. Ela cresceu nessa comunidade onde a maioria de seus moradores possuem deficiência auditiva, então se acostumou a viver a vida silenciosamente.
Diariamente, os dois saem juntos em busca de alguma oportunidade de trabalho. Aquela pequena, representa a voz e os ouvidos de seu pai. Ela está sempre atenta a tudo que acontece ao seu redor. E, apesar de ser tão jovem, nada passa despercebido aos seus olhos. Ele representa todo o seu mundo. Estar com seu pai todos os dias, é seu maior presente. Eles tem uma relação muito linda. É incrível como, mesmo com sua deficência, Xiao Ma consegue ouvir as emoções de sua filha.
Fico impressionada, como tem gente capaz de tudo nesse mundo. Como uma pessoa pode enganar um pobre deficiente auditivo? Só uns abutres mesmo para fazer tamanha maldade disfarçada de boa ação. Xiao Ma recebeu a visita inesperada de sua ex esposa. Depois de 5 anos longe, ela resolveu pedir a guarda da filha, Mumu.
Em um momento de desespero, Xiao Ma, aceitou fazer parte de um pequeno grupo de bandidos que estragavam carros para receber o seguro. Era muito dinheiro que rolava, e o cabeça do bando, manipulava Xiao Ma o tempo todo para ele não desistir disso, mesmo sabendo que era errado.
Quando a verdade vem à tona
Xiao Ma tentou esconder seu trabalho sujo, mas Mumu é muito esperta e acabou descobrindo tudo. E pior, ainda se machucou junto com ele ao tentar quebrar mais um carro. E, isso jamais poderia ter acontecido, principalmente nesse momento, véspera do dia do julgamento da guarda de sua filha.
Após a recuperação dela, o julgamento aconteceu. E junto, veio a notícia mais inesperada, Mumu escolheu ficar com sua mãe. Ela sabia que todo o perigo e sofrimento que seu pai estava enfrentando, era apenas por causa dela. Sem ela por perto, ele não precisaria mais passar por tantas provações.
A hora do adeus

Mesmo em uma situação tão complicada, Xiao Ma não deixou de demonstrar seu amor à filha. Os covardes, o ameaçaram, e o forçaram a admitir a culpa de todos os crimes, caso contrário ele nunca mais veria sua querida filha. Ele assumiu todos os crimes e aceitou o seu destino.
Mumu, que estava assistindo ao julgamento com sua mãe, apelou para a consciência da única mulher que fazia parte da quadrilha, que era a intérprete dele, e foi a responsável por levar ele para fazer parte desse esquema. Ao ver o desespero de Mumu, ela resolveu falar a verdade, e denunciou os verdadeiros culpados. E ali, os dois se separaram…
Considerações finais

Esse filme é um misto de emoções. É uma história que toca a alma. Ele nos ensina a dar voz, e a ouvir aqueles que estão tão próximos a nós, e que na maioria das vezes, nós não os escutamos, ou simplesmente, não os vemos.
Nos ensina também, que não podemos ser egoístas apenas por amor. É exatamente por causa desse amor, que devemos deixar o outro ir. Mesmo que a dor da separação possa machucar, precisamos pensar sempre no que é melhor para a outra pessoa.
Vale muito a pena conferir!
Se você assistiu a “Mumu”, deixe sua opinião nos comentários.






