Annyeong haseyo!
Tudo bem com vocês?
Hoje trago a resenha de “Frankly speaking”, um dorama que foi uma delicinha do início ao fim. É uma história sobre silêncios, mentiras e o tanto que a falta de diálogo adoece as pessoas e os seus relacionamentos. Tudo isso narrado por um belo elenco e um ótimo roteiro, sem mencionar o toque lúdico do final que ficou a cargo de um conto infantil interpretado pelos atores mirins que interpretaram os adultos na infância! É uma história que começa engraçada, se encaminha para o romance e culmina na análise dos sentimentos mais profundos!! É uma belíssima história que nos deixa com o coração quentinho. Vamos às considerações?
Ficha Técnica
Drama: Frankly speaking
Hangul: 비밀은 없어
Roteiro: Choi Kyung
Direção: Jang Ji-yeon
Protagonistas: Kang Han-na, Go Kyung-pyo e Joo Jong-hyuk
Gênero: Comédia/Romance/Drama
Duração: 12 episódios
País: Coreia do Sul
Lançamento: 2024
Disponível: Fansubs, Telegram e Netfilx
Sinopse
Song Ki-baek é solteiro e tem 33 anos. Ele trabalha como jornalista em uma emissora de TV e as pessoas o consideram um jornalista ideal: educado e com boas maneiras. Um dia, Ki-baek sofre um acidente durante uma gravação de um programa e partir desse evento ele desenvolve uma doença que o faz falar tudo o que pensa, sem filtros ou qualquer tipo de mentira e isso acaba acarretando vários problemas em sua vida pessoal e profissional.
Por outro lado, temos On Woo-ju, uma roteirista de programas de variedades, bem animada e otimista e que acaba vendo um certo talento nesse novo comportamento de Ki-baek, por essa razão acaba fazendo com que ele participe de seu novo programa de TV.
Fonte: Adaptado de https://mydramalist.com/738683-no-secret
Protagonistas
Song Ki-baek (Ko Kyoung-pyo) é um jornalista que sonha em ser o âncora do jornal de notícias da noite e para isso ele não mede forças para conquistar esse cargo, tanto que ele acaba esquecendo parte de sua dignidade já que se submete a todos os tipos de pedidos dos chefes, só que isso não é tudo, em meio a esse afã de ser o âncora do noticiário ele acaba esquecendo sua verdadeira essência e sua vida é construída em cima de mentiras. Até o dia em que ele sofre um acidente e perde sua capacidade de mentir e reprimir seus pensamentos. Sua vida vira uma loucura!
On Woo-ju (Kang Ha-na) é a roteirista fofa! Ela também trabalha para a televisão mas no ramo do entretenimento; Woo-joo é muito esforçada e muito boa no que faz mas atualmente está passando por uma crise em seu trabalho já que sua última produção flopou e isso acabou estigmatizando a roteirista em seu meio e é quando ela acha que a nova habilidade de Ki-baek pode ser o que seu novo programa precisa para ambos possam decolar em suas carreiras.
Kim Jeong-heon (Joo Jong-hyuk) é uma celebridade/cantor que também é o ex-namorado da Woo-joo eles terminaram de uma maneira não amigável há 8 anos mas o bonito reaparece na vida da moça quando ela consegue se apaixonar novamente, inclusive ele foi colega de escola de Ki-baek e ele é o terceiro elemento desse triângulo amoroso complexo.
Desenvolvimento
Tudo começa com o cenário cosmopolita de Seul e seus vários prédio empresariais, e, em um dos quais é o endereço da emissora na qual trabalha o nosso icônico protagonista, Song Ki-baek, um jornalista que apresenta o noticiário vespertino e que sonha em ser o William Bonner da Coreia, já que ele ambiciona ser o âncora do noticiário da noite. Para isso ele faz tudo o que está ao seu alcance para conseguir esse cargo.
E é ai que ele me irrita! Já na primeira cena a gente vê que ele é um capacho de qualquer pessoa que tenha influência dentro da emissora, ele acredita que dizendo “sim” a qualquer pedido do chefe o fará cair em boas graças ao ponto dele ser recomendado para os testes para ser o âncora da noite. E aí ele aceita fazer coisas que no fundo ele não quer fazer.
E foi em razão de sempre aceitar tudo o que o chefe e os colegas lhe pediam pra fazer que ele acabou virando chacota nacional, quando, durante a transmissão de seu jornal, o filho do chefe meio que foi o repórter de rua para uma matéria e essa criança mau educada acabou pulando em cima do Ki-baek ao ponto dele ter virado um meme, já que a criança puxou tanto seu rosto que ele ficou conhecido como “nariz de coelho” na internet.
E não para por aí, né? Ele teve que lidar com a humilhação pública e que de certa forma acabou manchando a imagem dele, afinal jornalistas de noticiários devem ter uma imagem mais séria e virar meme tira toda a credibilidade de um ser humano rsrsrs mas ele segue confiante de que o seu sonho irá se realizar, apesar desse pequeno contratempo. E é por isso que ele redobra a sua gentileza e acaba fazendo uns favores constrangedores aos colegas e tudo para que falem bem dele e que isso chegue aos ouvidos das pessoas que escolhem os âncoras.
Inclusive ele tem total aversão à fazer programas de variedade/entretenimento porque ele quer ser reconhecido por ser um jornalista sério que alcançará o Jornal Nacional rsrs e ele, de fato, é muito esforçado, muito estudioso, muito competente e realmente mereceria conquistar esse sonho, mas, as pessoas acabam minimizando suas ações e dizendo que ele tem sorte de ter tudo porque é rico. Aff minimizam as ações dos outros só por despeito.
Só que ele tem um segredo, por dentro ele está morrendo de vontade de dizer não, de falar que o chefe é um mala, que ele gostaria de falar umas verdades para boa parte daquela equipe mas ele se cala e mente! Isso mesmo! Ele mente para se manter no emprego que paga mal mas que pode ser a sua “escada” até o seu sonho.
E essa não é a única mentira de sua vida, na verdade, a sua vida é uma mentira! rsrs todos os seus colegas de trabalho acreditam que ele é um herdeiro de uma família rica e prestigiada já que eles deduziram isso quando descobriram qual era o endereço de Ki-baek. E como o jornalista não desmentiu as suposições essa situação acabou o ajudando a ter certo prestígio dentro da empresa, tanto que todos achavam que ele tinha tudo: talento, beleza, dinheiro, influência e assim ele foi vivendo a vida dele.
O que ninguém imagina é que ele é uma fraude! Rsrsrs o lugar onde ele mora é emprestado e o dono deixou ele morar lá até que ele voltasse do exterior; sua família está longe de ser os chaebols que todos creem, pelo contrário são pessoas que têm que fazer todo tipo de trabalho para sobreviverem. Aliás, Ki-baek dá uma mesada aos pais para ajudar nas despesas e os manterem longe de sua vida de mentira. Aqui eu percebi que tem algum rolê familiar já que o pai dele tem uma cicatriz bem feia no joelho, acho que isso o impossibilitou de continuar trabalhando de maneira regular.
Quando a família dele nos é apresentada eu achava que eles eram daquele tipo oportunistas, sabe? Que só querem se dar bem às custas do filho bem sucedido e os irmão também me pareciam pouco confiáveis. A casa onde eles moram apesar de ser grande é antiga e dá a entender que as contas são sempre apertadas.
Nesse início de história também nos é apresentada a On Woo-ju que uma roteirista de programas de variedades e que também se esforça muito, e é consumida por seu labor e obviamente não quer perder seu emprego! E ela está correndo esse risco já que o programa no qual está trabalhando não está sendo tão bem sucedido assim e ela precisa dar um “up” nas coisas mas ela não sabe o quê.
Então é quando ela encontra o Ki-baek na emissora e esse primeiro encontro dos dois se dá dentro de um elevador que acaba entrando em manutenção e o nosso jornalista está com uma indigestão e apenas os dois naquele pequeno recinto rsrsrs é muito constrangedora a cena, mas eu ri!
E esse dia não estava sendo fácil para ele, foi nesse dia que ele viu todos os seus esforços irem por água abaixo já que por causa de um mau comportamento de sua colega de bancada, o marido dela, foi fazer barraco na hora da transmissão de seu jornal e foi um fiasco.
E por causa de toda essa baixaria que rolou ao vivo o chefe do Ki-baek fez com que o jornalista se responsabilizasse e se desculpasse pelo vexame que aconteceu sendo que ele não tinha nada a ver com a situação!! Achei bizarro! Nada a ver e tudo isso culminou na demissão da colega e em um pedido de desculpas feito pelo Ki-baek, coitado! E tudo isso rolou muito próximo das audições para ser âncora do jornal e como ele não quer perder a oportunidade ele pede ao chefe que o ajude mas aquele traste acaba desmerecendo nosso protagonista.
E fica dando a ele tarefas pouco dignas, meio que o humilhando. O fato é que como a Woo-ju toma conhecimento de um job que ele fez imitando os sons dos bichos e ela acaba gostando do estilo dele e acredita que ele tem algo de especial; que pode fazer com que ele estoure. Aliás, ela lembra dele primeiramente por causa da cena do elevador e só depois vê o meme e, por fim, a narração pro programa de rádio. E nesse ponto ela está convencida de o querer em seu programa!
O que ela não sabe é que o nosso protagonista não quer ter nada a ver com programas de variedades!! Ele acha humilhante e que não tem nada a ver com ele. Humilhante são as vergonhas que ele passa sem necessidade!! rsrs Enfim, o chefe do Ki-baek pede para ele fazer participação nesse programa da Woo-ju e em troca ele o indica para fazer o teste para ser âncora. E assim ele acaba aceitando!!
E ele vai a contragosto participar desse programa que é sobre um idol mimado, prepotente e egocêntrico que maltrata todos da produção mas se finge de anjo em frente às câmeras e dos fãs, típico! E é com esse climinha gostoso que esse programa se desenrola e a chatice desse idol irrita profundamente ao Ki-baek, mas, assim como toda a equipe, ele também finge que não vê os abusos do moleque e tudo porque o “alecrim dourado” é o responsável por todo o patrocínio do programa!!!
Dá uma raiva dele! E durante as dinâmicas dessa produção Ki-baek dá um jeito de extravasar sua raiva contra o garoto. E é quando ele acaba revidando sua raiva através do jogo de queimada e sempre acerta o rosto do entojo, só que a situação tá ficando complicada porque todo mundo já sacou a implicância do jornalista com o idol o que está ficando feio para o menino porque ele meio que é o dono do programa e é quando a Woo-ju chama Ki-baek no “cantinho” para explicar a ele como as coisas devem funcionar.
E é justamente durante essa conversa que ele sofre um acidente: ele acaba sendo eletrocutado mas parece que nada de grave aconteceu, e, assim, os dois voltam às gravações do programa maaaaas é aí que o caldo entorna, já que quando o idol começa a fazer as feiuras dele o nosso, até então, bem comportado engolidor de sapos e injustiças não consegue ficar calado para os abusos daquele moleque e acaba brigando com ele e falando tuuuudo na cara dele!! TUDO!!! habla mesmo! E pronto! É assim que o idol fica ofendidíssimo e acaba com o programa rsrs e também é assim que a carreira do Ki-baek sofre mais um baque e o hate das fãs do idol.
A Woo-ju que queria salvar o programa só conseguiu com que acabasse de vez o que a deixa em maus lençóis, aliás, a ela e a sua equipe!! Para Ki-baek as coisas também não ficam melhores já que ele agora só sabe falar a verdade! E é com essa nova faceta de sinceridade que ele confronta seu chefe, quando o mesmo o chama a sua sala para entender o que raios aconteceu durante o programa de variedade?! Era pra ter sido algo ótimo mas que acabou sendo cancelado e o chefe estava sendo punido por superiores em razão da indicação que fez, no caso o Ki-baek.
Durante o sermão que o chefe estava lhe dando, aliás bem ao estilo abuso de direito e assédio moral, Ki-baek, vai fazendo um esforço sobre-humano para não falar nada ao seu interlocutor mas ele não consegue e acaba dando uma resposta atravessada no boss o que surpreende a ambos.
Por milagre ele não foi mandado embora, porém sua sorte não anda boa já que neste mesmo dia ele tem que enfrentar algumas fãs enfurecidas do tal Idol, ele consegue fugir delas mas já não tem pra onde ir, já que teve que sair do apartamento que morava.
Sem ter para onde ir, ele tem que engolir o orgulho e voltar para a casa de seus pais. E ele volta humilhado e calado a mãe entende que ele é o cara que “agrediu” o idol e que por causa disso ele deve estar passando por momentos difíceis no trabalho. Agora, esse “voltar para a casa dos pais” tem um sabor amargo para ele já que parece que ele não se dá muito bem com a família e principalmente com os irmãos.
A gente entende que ele sempre enviou dinheiro para eles e apenas isso. E também fiquei com dó do pai dele porque existe um mistério nessa relação e ao contrário do que eu pensei lá no início os pais deles trabalham muito para sustentarem a casa e que a mesada que ele dava era crucial. E que eles amam muito e se orgulham demais desse filho.
Pois bem, com a humilhante volta para a casa paterna, Ki-baek, tem mais algumas questões para arrumar e entender, como, por exemplo, o porquê dele não conseguir mais mentir? Ele entra em desespero porque não sabe o que fazer e nem como se controlar!! Por outro lado, Woo-ju, está arrasada com o cancelamento de seu programa e esse foi seu primeiro trabalho como roteirista chefe e parece que sua carreira está arruinada!
Enquanto ela e a diretora Chae Yeon (Kim Sae-byuk) de sua produção vão à agência delas receber a notícia desse cancelamento aparece um novo personagem da trama que nos dará muita raiva rsrs, trata-se de Kim Jeong-heon. Ele é uma celebridade, um cantor que trabalha na mesma agência da nossa roteirista, Woo-ju, e essa não é única coincidência entre esses dois! Na verdade, eles são um ex-casal e ao que tudo indica não terminaram muito bem as coisas, essa separação foi há vários anos atrás mas parece que os dois não superaram o fato.
Cada um a sua maneira: ela parece ainda magoada e até com certa raiva e ele arrependido, um clássico! Ele quer voltar a ser seu namorado mas a gata não dá abertura para ele! Acontece que saber que a carreira dela está por um fio, acaba dando ideias para o Jeong-heon: ele quer dar um jeito de ajudar a Woo-ju a fazer sucesso e para isso ele vai usar de sua influência e fama.
Voltando ao Ki-baek este volta ao trabalho porque o seu chefe quer ter uma conversa com ele. E o cara diz que não entende o que aconteceu com seu subordinado, afinal ele não é um iniciante na carreira pra ficar se envolvendo em escândalos públicos e por essa razão ele é desligado do jornal vespertino no qual ele trabalha. E aqui ele dá uma massageada no ego do jornalista dizendo que de qualquer forma isso iria acontecer já que ele assumiria o noticiário noturno e fecha o sermão com “considere isso uma folga”. E Ki-baek ouve tudo isso calado já que não pode argumentar nada sem piorar as coisas.
E por não poder rebater o chefe ele acaba aceitando apresentar o Show de Premiações da emissora que ocorrerá após a “folga” dele. Só que neste momento o pouco autocontrole de Ki-baek acaba, e, ele acaba falando tudo para o chefe, inclusive sobre seus péssimos hábitos de limpeza e o ameaça, e, ainda termina com “Gostaria de fazer parte do jornal principal” e o chefe grita para ele dizendo que isso será impossível porque ele já foi retirado da lista a muito tempo!
Em meio a essa discussão Woo-ju e Chae Yeon entram na sala do Diretor e ouve a conversa e a roteirista vê o quão encrencado o jornalista está e é quando ela toca em seu tórax para acalmá-lo e acaba perguntando o que ele está fazendo? Neste momento ele se acalma e consegue voltar a mentir e até pede desculpas ao chefe tranqueira! Ninguém entende nada e muito menos Ki-baek rsrsrs
E a Woo-ju acaba levando o bonito a um hospital para saber se o choque que ele levou causou alguma sequela nele e enquanto os resultados não saem, Ki-baek, aproveita sua “folga” para treinar para Cerimônia de Premiação e tudo parece ir bem já que desde o dia que ele brigou com o chefe e a Woo-ju o acalmou, ele parece ter voltado ao normal! Podendo mentir e se controlar. Ele acredita que tudo não passou de estresse e está muito confiante para executar a tarefa que lhe foi designada e dessa maneira voltar a brilhar na carreira rumo ao topo jornalístico!!
E enquanto Ki-baek é só alegria e otimismo por dentro, Woo-ju é desespero! rsrsrs ela e sua equipe foram rebaixados dentro da empresa e ela precisa desesperadamente emplacar um novo programa e que faça sucesso! O que ela nem imagina é que o seu ex, Jeong-heon, está mexendo os pauzinhos para que isso aconteça. Afinal, ele é uma celebridade de sucesso e quer reatar os antigos laços com ela e para isso ele vai oferecer o que ela precisa no momento: um projeto com ele no elenco!
Só que a maravilhosa tem brio e não está muito afim de trabalhar com ele e é por isso que ela recusa veementemente e vai ela própria atrás de seu cast que tem como foco principal o Ki-baek! É por essa razão que esses três acabam se encontrando no mesmo evento, a tal da cerimônia de premiação da emissora que eles trabalham!! Lá ficamos sabendo que tanto Ki-baek quanto Jeong-heon já foram amigos e têm um estranhamento e é claro um constrangimento da Woo-ju de estar com o ex.
Essa premiação é ótima!! Porque tudo vai se encaminhando bem com a apresentação sendo feita por Ki-baek, inclusive, seu chefe, o Diretor, está gostando e a Woo-ju também percebe que ele está bem, até que por um motivo qualquer o anfitrião acaba espirrando e a sua personalidade muda completamente e o modo sincerão é ativado!! rsrsrsrs Pior momento para ser sincero é durante uma premiação de celebridades, neam? kkkkkkk e o pior acontece!! Tanto que eles recriam a famigerada cena do Oscar do ano passado quando Will Smith agride Chris Rock eu achei sensacional!
Depois de mais esse fiasco Ki-Baek decide dar uma espairecida na praia, onde, por acaso, ele vai encontrar a Woo-ju e fica em pânico porque acha que ela o está seguindo, desde que ela apareceu em sua vida tudo foi andando pra trás!! A cena na praia é muito divertida e esses dois juntos têm uma química muito boa!! Já fico ansiosa para acompanhar o romance deles!! E os dois passam mais vergonha juntos até voltarem para Seul.
Ele foi lá para arejar a cabeça e ela foi a trabalho para tentar engatar uma nova ideia e acaba ouvindo sem querer que as pessoas falam pelas costas dela que ela está acabada, que sua carreira acabou! A vida desses dois está cada vez mais complicada!! E é assim que vamos entendendo que esses dois estão destinados a ficarem juntos. Tem aquele caso clássico de “gato e rato” inicial que é potencializado pela sinceridade compulsória do nosso protagonista, equilibrada pela doçura, fofura e otimismo da nossa mocinha.
As coisas para a Woo-ju também não estão nada fáceis!! Ela também sofre as humilhações dela e a última péssima notícia que ela recebe em seu emprego é saber que para a sua equipe foi contratada uma outra roteirista e que será a sua chefe!! E essa nova escritora é nada mais nada menos do que a sua antiga subordinada que acabou subindo na carreira antes dela e parece que voltou para roubar o seu lugar na empresa!! Essa personagem é Ha-young e quem a contratou foi a chefe da Woo-ju.
Na boa? Esses chefes de lá não têm a menor empatia com seus subordinados, né? Mostrando como o capitalismo é cruel, como as pessoas são totalmente dispensáveis e os lucros sempre falarão mais alto!! A reunião dessa equipe com essa nova membro do grupo é de um total climão onde essa Ha-young fica jogando shades na veterana de outrora!! Já não gostei dela de cara! Vamos ver se mudo de ideia no decorrer da história!!
Um ponto mega positivo nessa equipe e que esqueci de mencionar é o fato de que neste núcleo do elenco temos uma atriz estrangeira com coreano fluente atuando em um dorama esperado!! Trata-se da Sung I-na (Patricia Yiombi) membro da equipe de produção da Woo-ju. Amei isso!
Voltando à história, depois de ver que seu emprego está realmente em risco, Woo-ju, redobra suas forças para escrever um novo roteiro e vai atrás de celebridades para participarem de seu projeto mas ninguém quer trabalhar com ela, já que agora ela está por baixo, né? E é aqui que o Jeong-heon se esforça mais ainda pra fazer parte do que ela fizer, só que ela não quer! Veremos quanto tempo esse orgulho vai durar, né? Os boletos não esperam!!
Preciso enaltecer a família do Ki-Baek e a mãe da Woo-ju! Sériooo eles são muito fofos e sempre respeitaram o filho, tanto que se afastaram dele para não o envergonhar, triste isso! Acho que foi bom ele perder tudo para voltar para a sua família e poderem se reconciliar. O pai dele é um amor e tem algum passado triste, ele sofreu algum acidente que o deixou impossibilitado de sustentar sua família e é por isso que ele tem esse ar envergonhado mas muito amoroso e sensível. E ele tem muito apreço por esse filho que uma vez o rejeitou! Eu fiquei bem curiosa para saber o que rolou com essa família.
Ah, e eles moram no mesmo prédio que a família da Woo-ju e aqui é quando a história fica melhor, porque amamos quando o casal mora perto para que o amor possa florescer, né? Ki-baek está desesperado para saber que raios está acontecendo com ele?! Porque ele não consegue ficar calado?! Isso o está levando à loucura! E ele acredita que a Woo-ju tem alguma coisa a ver com isso, mas o quê?! A essa altura da história ele começa a perseguir o médico que o está ajudando a entender sua condição, né? Aliás, esse médico é ótimo! Deveriam ter melhor desenvolvido esse personagem.
O médico fala que é uma condição psicológica que parece ter um “interruptor” que liga e desliga a sinceridade dele e só quem pode dizer o que ou quem é esse botão é o próprio Ki-baek!! E é aí que o jornalista pira porque ele não faz ideia de como controlar essa situação e no dia seguinte tem que voltar à redação e sente que todos os sonhos e objetivos estão em risco.
E quando Ki-baek retorna ao trabalho percebe que a sua carreira no jornalismo está mesmo perdida!! O vexame da cerimônia custou o seu bom prestígio profissional porque depois de virar notícia negativa de novo mais ninguém dentro da emissora o respeita e ele passa a ser excluído por todos e é o motivo das fofocas maliciosas nos corredores, tanto que não é escalado para fazer mais nada, inclusive, o Diretor faz chacota dele com a equipe.
E é triste ouvir os comentários maliciosos e o desdém com que ele é tratado pelas mesmas pessoas que um dia o admiraram e respeitaram, elas nem disfarçam mais na presença dele e eu fiquei pensando no tanto que a opinião das pessoas mudam, né? Como as pessoas são volúveis e influenciáveis. E o tanto que a maldade e inveja podem facilmente florescer quando a pessoa está “por baixo” parece que nunca o admiraram de fato, que só tinham inveja dele e só o “respeitavam” por medo da família rica que eles acreditam que ele tem. Muito triste!
E a única pessoa dentro da emissora que não o rejeita é a rejeitada Woo-ju! Ela percebe como ele está solitário e triste e lhe faz companhia e quer saber se ele já descobriu porquê ele está agindo com toda aquela sinceridade e ele diz que ainda não. E um pequeno detalhe passa desapercebido por ele mas não por ela, já que ele mente sobre o rosto dela está sujo!! Ele voltou a mentir mas isso não o deixa nada animado já que ele não tem ideia de como aconteceu, logo, não tem como ele controlar seu comportamento e muito menos apresentar um noticiário.
Apesar de todo o desânimo e tristeza de Ki-baek, Woo-ju tenta animá-lo! E fala para ele proteger seu coração, seu sonho e não desistir. Horrível, né? Você construir uma vida baseada em um comportamento e atitudes direcionados para um objetivo e tudo ruir por um acaso! Mas a vida é assim mesmo, né? Ter que se adaptar às situações, ser otimista e seguir em frente!
Ele fica surpreso com o conselho mas sua realidade é pesada. Quando volta para sua mesa de trabalho só recebe a rejeição dos colegas e é como se ele nem existisse mais ali dentro. Neste momento, o embuste do chefe dele chega com a cara mais lavada e cheio de falsos sorrisos para lhe pedir um “favor”: que ele participe da audições para escolha do âncora do noticiário da noite!!
E vocês acham que ele pede isso porque vê o potencial de anos na profissão que o Ki-baek tem? Claro que não!! Essa é a derradeira humilhação para o nosso azarado jornalista! Ele só o escalou para os testes para parecer que a escolha do âncora foi justa e igualitária!! Todo mundo já sabe quem será o escolhido e o Ki-baek foi o único veterano a ser “convidado” em meio aos novatos para dar certa credibilidade à escolha mas todos sabem se tratar demais uma forma de diminuí-lo!! “Chutando cachorro morto”, maldade pura!
E mesmo assim ele aceita! Primeiro, porque ele não tem muito o que fazer, né? Ele ainda vê uma oportunidade de mudar as coisas com esse pedido humilhante; segundo, porque o “interruptor” da sinceridade está desligado e ele pode fazer um bom trabalho. As coisas que não fazemos para realizar um sonho e atingir um objetivo, não é mesmo?
E, assim, ele vai fazer o teste. Quando ele se senta na bancada e através do ponto no ouvido ele ouve o que as pessoas estão falando dele, ele fica humilhado mas mantém a pose e acaba espirrando!! Neste ponto já entendemos que o espirro é o interruptor que liga a sinceridade mas não sabemos o quê a desliga!! Rsrsrs…o mar não está mesmo para peixe!! Na hora de fazer o bendito teste ele fica sincerão!!
E a cada fala que ele ouve no ponto ele quer revidar e tenta desesperadamente não fazer isso, dá uma angústia!!! Mas não deixa de ser uma hipocrisia, né? Quer dizer que todo mundo pode falar o que quiser, da forma que quiser e o alvo dos ataques não pode revidar que as pessoas se ofendem, né? Absurdo!!
De qualquer forma durante a audição a Woo-Ju também está no estúdio e o ajuda a realizar o teste que corre muito bem e surpreende as pessoas que o estavam detonando! Essas pessoas são quem o avaliam e tudo vai indo muito bem!! Tá vendo? O cara tem talento, carisma mas nada disso importa de fato, né? Se você não tem uma grande influência nenhum talento te salva, e, é aqui que vemos que a tal da meritocracia é balela! O que realmente te coloca no topo são as pessoas que você conhece ou o dinheiro que gera.
E mesmo ele não estando no modo sincerão durante o teste, depois de ouvir o motivo do porquê ele não será o escolhido ele se decepciona ao ponto de falar a verdade e ainda dizer que aquele lugar é podre e corrupto, que ele não quer mais fazer parte daquele ambiente!! E ele habla tudo na cara do chefe que o demite, óbvio! E ainda sai andando like a boss em frente a uma Woo-ju e equipe atônitos kkkkkk ele pareceu a mãe do Chris “Meu marido tem DOIS empregos e eu não preciso disso!” Só que ele não tem emprego nenhum rsrsrsrs
Ele acaba tendo uma crise de consciência depois do que fez mas ai já é tarde demais!! O preço para proteger o seu sonho de poder apresentar um jornal somente comprometido com a verdade falou mais alto!! A vida não é feita de sonhos e sim de boletos!(sim, sou millenium! Falo boletos! Me deixa! Ele está de fato arruinado e com a carreira comprometida, até para se recolocar no mercado de trabalho não será fácil e aqui eu entendo a crítica, sabe? Quantas vezes somos obrigados a suportar injustiças, humilhações e opressões porque precisamos sobreviver na sociedade, não é mesmo?
E como não é apenas a vida do Ki-baek que está ruindo, Woo-ju também tem seus dramas apesar de todo o otimismo que a impulsiona. Ela acaba descobrindo que a novata Ha-young não apenas vai chefiar sua equipe como também vai ganhar mais do que ela, inclusive, ela parece ter mais contados do que a veterana, por causa desta ameaça que a Woo-Ju acaba aceitando a ajuda do Jeong-heon, seu ex-namorado, porque orgulho não enche barriga, não é mesmo?
Woo-ju e Ki-baek descobrem que moram no mesmo prédio!! Eles dois compartilham suas aflições no terraço e ela se surpreende com a sinceridade dele e isso o alegra; ele também acaba a consolando e ambos começam a estabelecer um tipo peculiar de relacionamento porque ainda não são amigos, mas partilham dos mesmos problemas na carreira. E já sentimos que algo muito bom vai surgir desses dois!!
E agora que eles moram no mesmo lugar vivem se encontrando e mais uma vez esses dois passam o tempo bebendo e conversando sobre suas vidas e é muito refrescante ver como esses dois se complementam! Ele um pessimista mentiroso que perdeu tudo; ela uma otimista irremediável. E assim esses dois vão se encaixando. Ele inclusive dá um livrinho dele para ajudá-la nos momentos difíceis. Amo esses dois!
E é com esse livrinho que a Woo-Ju tem uma nova ideia para seu próximo projeto!!! E ao mesmo tempo Kibaek descobre que a Woo-ju é o seu interruptor de desligar! E quando ambos se encontram para falar sobre isso, acabam brigando!! Ela quer que ele participe deste novo projeto dela e ele não quer!! Já que não quer ser reconhecido por fazer entretenimento e sim jornalismo! E ela se desespera dizendo que não aguenta mais ser humilhada por sua Júnior que ganha mais do que ela, bem como não aguenta mais o fato das pessoas ficarem dizendo que ela nunca mais vai fazer uma produção de sucesso!!
Neste momento, ele diz a ela que descobriu que o seu interruptor é ela!! Ambos concordam em se ajudarem nos seus projetos profissionais. Assim, ele aceita trabalhar no programa de reality show de namoro que ela criou e ela vai apoiá-lo, não apenas no controle da sinceridade, afinal, ela acredita que essa é uma grande oportunidade dele mostrar às pessoas quem ele é de verdade e limpar a sua imagem, ao mesmo tempo em que ela volta a ser sucesso como roteirista. Seria um ótimo recomeço para os dois.
Assim, Woo-ju vai até a sua equipe e diz que teve uma ideia melhor e decide repaginar o conceito do programa com a sua nova ideia e tanto a diretora Chae Yeon quanto a outra roteirista, Ha-young, acham a ideia ousada. Só que a diretora aceita rapidinho as mudanças, Ha-young demora um pouco mais, essa personagem me irrita um pouco porque a acho oportunista. De qualquer forma, o programa será como Woo-ju decidiu porque ela quer explorar a tensão que existe entre Kibaek e o Jeong-heon acreditando que essa situação irá limpar a imagem pública do jornalista.
E, então, as filmagens se iniciam e vamos conhecendo todos os participantes. De cara, já ficando com ranço do Jeong-heon que está forçando a situação com a Woo-ju, quanto ao jornalista, no início, dá uma pena dele, porque, apesar de estar acostumado a ficar em frente às câmeras, nesse programa, a logística é diferente e ele não fica tão à vontade e natural quando está sendo filmado, o que acaba sendo divertido.
Para piorar a situação Ki-baek tem a questão do modo sincerão que aparecerá em alguns momentos das filmagens o que, a princípio, lhe trará alguns problemas e o deixará meio excluído do grupo do elenco principal, ao contrário do cantor, o ex da roteirista. Esse já chega sendo o favorito das meninas. E a todo momento Woo-ju faz de tudo para que o jornalista pareça legal, descolado, o par ideal e tudo para que ele consiga ser o favorito e dessa forma possa mostrar quem de fato ele é, limpando, assim, a sua imagem com o público.
E é durante esses momentos, por detrás das câmeras, que eles vão se tornando mais íntimos, amigos, confidentes e estreitando os laços. E assim que as dinâmicas começam e ele coloca em prática as dicas da roteirista, Ki-baek, parece que está indo bem mas é aí que a rivalidades entre o jornalista e o cantor florescem dentro do programa.
De qualquer forma, Ki-baek, consegue conquistar a simpatia de uma das participantes já que ele descobre um segredo dela e promete não revelar à ninguém da produção, em troca ela diz que o escolherá. E é quando os dois estão conversando na praia a sós que a Woo-ju os vê e fica incomodada com o que vê!! Por outro lado, Jeong-heon não perderá uma oportunidade para demonstrar seu interesse pela Woo-ju, claro que ele tem que ser discreto para não comprometer o programa de sua amada.
E mesmo com todos os esforços da roteirista, o núcleo técnico da produção, fala muito mal do Ki-baek e ele acaba ouvindo sem querer e fica chateado, fala com Woo-ju que ela o enganou, ela não entende o que ele quis dizer. Então, ele lhe pergunta qual o potencial que ela viu nele? Ele fica magoado porque acredita que ela esteja apenas o usando como uma mera ferramenta, apesar de entendê-la, ele não sabe o porquê de ter ficado tão magoado. Mas nós sabemos, né? Já é o amor, gente! rsrs
E ela acaba ficando nervosa e responde que o coração dela está acelerado e batendo forte!!! kkkk muito fofa essa declaração!! E como ele está no modo sincerão a gente espera que ele também se declare e os dois se resolvam, né meninas e meninos também tutupom. Mas, ela é mais rápida e desliga o interruptor dele, logo, ela despeja tudo nele e o impede de revelar o que pensa e sente!!! rsrsrsrs é frustrante!! Toda essa cena acontece durante o resgate que ela faz dele, afinal, durante as filmagens ele se perdeu na floresta e ela foi salvá-lo.
Quando os dois retornam está todo mundo preocupado e mais preocupados estão Jeong-Heon com a roteirista e a companheira participante do Ki-baek com ele. Neste momento, o cantor percebe que algo aconteceu entre esses dois já que a Woo-ju o rechaçou com mais veemência, ao mesmo tempo que ela se incomoda com a demonstração de carinho da participante com o Ki-baek mas ali é o trabalho dela, né? E os dois têm um objetivo que é limpar seus nomes na indústria.
E o clima entre esses dois fica estranho porque ela fica constrangida pelo o que falou e ele fica feliz, lisonjeado pelo o que ouviu; Jeong-heon percebe que está mesmo sobrando nesse rolê, mas, ainda assim, ele tenta se aproximar dela a todo custo se mostrando legal e gente boa. O que acontece daqui pra frente é uma sucessão de cenas delicinhas daquele romance que tá no início e ninguém assume, sabe? Ele cheio de sorrisinhos bobos pra ela e ela com vergonha rsrsrs e o encosto do ex com inveja e ciúmes.
Enquanto as filmagens prosseguem, o que acontece é que o Ki-baek, inconscientemente, tenta agradar a Woo-Ju através da participante que está com ele, tanto que quando a roteirista Ha-young vai chamar atenção dele e para proteger a Woo-ju ele apazigua a antipática e ela acaba se encantando com ele rsrsrs e é assim que ele vai se tornando o favorito nos sets de gravação. A participante, quando perguntada pela produção, diz que ele é autêntico e esse é o motivo pelo qual ela o escolheu. Tá vendo? O charme dele é ser sincero! rsrs
E como tudo está se encaminhando bem, vai se aproximando aquele momento em que temos que ter mais um encosto na trama, né? E como parte da dinâmica do programa há um segredo em comum que liga os quatro participantes masculinos, as dicas vão sendo dadas e um deles tem que adivinhar. O tal segredo é o fato de que esses quatro homens tiveram o primeiro amor em comum, isso mesmo, em épocas diferentes, todos eles amaram a mesma mulher: Min Cho-hui (Han Dong-hee).
Nesse momento, Ki-baek entende como o seu livrinho foi usado pela roteirista Ju. Esse livrinho era meio que um diário dele e lá estava a história de seu primeiro amor! E também sobre o triângulo amoroso que ele viveu entre Cho-hui e o Jeong-heon. Ki-baek diz a Woo-Ju que entende o porquê dela ter usado a história íntima dele para fazer o programa, mas mesmo assim ele fica chateado e ela se desculpa com ele. Depois da chegada da Cho-hui no programa vamos vendo que ela é uma cobra!! E quer porque quer o Ki-baek e ele nem dá ideia pra ela e é com essa ideia fixa que ela consegue tirar do programa a participante que tinha um segredo.
Cho-hui descobre o segredo e ameaça a garota que desiste, vai embora e isso traz problemas para a produção. E ela faz tudo isso porque durante uma conversa com o Ki-baek imaginou que ele estava gostando daquela participante. Confesso que esse tipo de personagem feminino me irrita profundamente, sabe? Ficar atrapalhando outras mulheres por causa de homem?! Preguiça!!
Bom, com o desfalque no elenco quem acaba ocupando o lugar da mulher que desistiu é a Woo-ju!! E a Cho-hui nem sabe que vai é ajudar o casal mas as coisas não serão tão fáceis para eles. Jeong-Heon decide tornar público durante o programa que ele e a Woo-ju já foram namorados, assim ele quer criar a narrativa de um casal revivendo um antigo amor, Woo-ju não gosta! Ele faz isso para atacar Ki-baek já que ele percebeu que tem algo acontecendo entre esses dois.
Durante essa nova fase do programa Ki-baek percebe que está gostando da Woo-ju e se declara para ela e diz que a irá proteger da forma como ele puder e que isso talvez a magoe. Ele faz isso porque é ameaçado por Cho-hui que diz que se ele não a escolher no programa vai dizer que a roteirista já estava envolvida e que há manipulação na produção!! Como ele sabe o tanto que a amada trabalhou para que esse projeto acontecesse ele decide ceder ao abuso daquela mulher.
Só que antes ele se declara e avisa à amada o que fará. Eu achei fofo e maduro. E assim ele faz! Terminada as filmagens do programa passa-se um mês, que é justamente quando o programa será estreado e também é esse o tempo que os dois não se veem. Eles se encontram no terraço junto com as suas respectivas famílias para assistirem ao programa juntos!! Os dois estão sem graça e desconfortáveis, na verdade, ela está! Ele já está muito na dela! Lindinho.
Ao mesmo tempo que essa cena nos é mostrada vemos que o Jeon-heon alugou um restaurante para assistir a estreia com a Woo-ju mas leva um bolo e ele fica arrasado. Ele acreditava que depois da conversa que tiveram lá nas gravações faria com que eles voltassem ao que era antes, já que ela disse que o perdoou. Ele realmente tá ficcionado nela e ai me dá raiva e pena porque quem nunca passou por isso, né? Uma história que acabou mal resolvida, sentimentos que não foram devidamente depurados e o arrependimento que isso nos causa.
E eles acabaram porque ele tinha vergonha da origem dela e dos pais dela e quem lhe revelou isso foi a mãe dele no dia do terceiro aniversário de namoro deles, ela ficou extremamente magoada com ele e foi essa a razão do término. Se passaram oito anos desde então. A raiva que me dá é porque ele já sabe que ela está apaixonada por outra pessoa e é correspondida! Isso não é razão suficiente para ele deixá-la ir?! Por isso ele me irrita!!
Quanto ao nosso casal maravilhoso eles são mesmo uma fofura juntos! E mesmo depois de terem se beijado ainda não definiram qual o status dessa relação, já que ela o cortou rsrsrs ela ainda não quer assumir nada por causa do programa para evitar propaganda negativa e um novo flop mas o Ki-baek fica arrasado e chateado porque ele não pode namorá-la abertamente e em público eles são uma gostosura juntos!!
E a Woo-ju está certa em ser cautelosa, afinal esse programa foi feito para salvar a carreira dos dois!! Ela já foi prejudicada porque seu nome foi retirado dos créditos por ela ter tido que participar do programa. Ela não quer perder mais nada e depois do primeiro episódio as coisas já começam a funcionar para esses dois em suas áreas de trabalho. Tanto que a agente responsável pela carreira do Jeong-Heon está interessada em agenciar também a carreira de Ki-baek. E, enquanto, ela vai desenhando a brilhante carreira que ela poderá proporcionar a ele, a única coisa que ele consegue pensar é em dividir essa notícia com sua amada, é assim que ele percebe que quer ter um futuro com ela, com isso em mente, ele sai dessa reunião louco para falar com o seu amor e para decidirem a relação.
Por outro lado, depois da rejeição que o Jeon-heon sofreu ele acaba se afundado no trabalho o que o está adoecendo e ele não se dá por vencido e acaba indo até o trabalho da mãe da Woo-ju para pedir perdão a ela e a filha, por todo mal que causou. A roteirista acaba ouvindo tudo e é quando ela vai conversar em “particular” no meio da rua com o ele. Mais uma vez ela o dispensa, não sei mais quantos foras ele precisa levar pra entender a situação, afff!! O problema é que quando ela está se despedindo dele, ela o abraça e é justamente essa cena que o Ki-baek vê.
Mas como estamos falando de um casal maduro e que não tem aquelas neuras de ciúmes absurdos, Ki-baek, acaba socorrendo o cantor e o leva ao hospital. E quando ele vai levá-lo para casa, Jeong-heon, fala que a Woo-ju está apaixonada pelo jornalista que fica todo feliz. E aí, neste momento, eu humanizo o ex e passo a gostar dele porque, na verdade, ele só é um sofrido! E também nos é explicado a relação do passado entre esses dois homens que eram grandes amigos e se separaram por uma bobeira, mas, que no presente vão arrumando e restabelecendo essa bonita relação. O que me incomodou um pouco foi o fato deles sempre gostarem das mesmas garotas, mas segue o baile!
O Jeon-heon sofria muitos abusos físicos do pai, por essa razão ele tem muitos traumas e se sobrecarrega muito na sua carreira, ao ponto de desmaiar de exaustão, de se importar demais com a sua imagem com o público e aqui fica uma crítica a certos fãs e usuários da internet que esquecem que os artistas são seres humanos também e não bibelôs ou brinquedos que têm que servir a essa horda de “admiradores”. O cara tá todo adoecido com a pressão que sofre!! E a outra crítica: o absurdo que é a tal da opinião pública com coisas que acontecem com as pessoas públicas.
Veja o caso do Ki-baek, ele teve a carreira destruída por questões que caíram na internet e perdeu todo o controle. Tanto que quando o programa vai ao ar e todo mundo parece estar se dando bem, porque o público está curtindo e de fato a carreira do Ki-baek está tendo uma virada positiva, finalmente! A Woo-ju também está felicíssima com o fato de seu programa esta hypando, seu namoro está indo bem até que ela recebe a notícia de que terá que sair da equipe de sua própria criação, caso contrário, será cancelado! Ela fica arrasada mas não se deixa abater e fica feliz que o namorado está conseguindo se reerguer.
Até que a encosto da Cho-hui não aceita o namoro dos dois e joga na internet e diz que todo o programa é uma farsa e o que acontece? Exatamente! Mais um cancelamento até que eles resolvem tudo com uma coletiva de imprensa na qual Ki-baek não consegue mentir sobre seu relacionamento e a Woo-ju consegue provar que a mala da história é a Cho-hui.
Tudo resolvido passamos agora para uma nova etapa da trama, na qual, Ki-baek, vai aceitando fazer programas de variedades e parece que vai dando certo e as coisas vão se encaminhando, até que sua família sofre um acidente de carro enquanto eles estavam saindo nas primeira férias em família deles.
E aqui preciso dizer uma coisa: esse dorama é uma loucura!! Essa história teve de tudo!! Começou como uma comédia que foi naturalmente evoluindo para um romance e que flerta com a tragédia. A mãe do Ki-baek fica gravemente ferida e enquanto ela está em coma, acontece um processo de autoconhecimento e reconexão entre os membros masculinos da família Ki.
Finalmente, nos é contado o que aconteceu com o pai dele! Fiquei arrasada porque o pai dele foi atropelado após uma briga que o Ki-baek teve com ele, na adolescência, após outra falência de seus negócios. O adolescente sempre se sentiu diminuído e humilhado por causa da situação financeira de sua família, ele se achava um grande injustiçado. Afinal, ele era um talento e os pais não sabiam e eles sempre tinham que fugir dos credores.
O pai fica chocado porque aquela era a primeira vez que o filho falava sobre como ele se sentia, vai atrás dele e é atropelado!! E aqui vimos apenas a versão do Ki-baek, porque seus familiares têm a versão deles, né? Onde o jornalista parecia egoísta e arrogante. E fiquei pensativa aqui, sabe? Quantas vezes nós já não perdemos relacionamentos porque só vemos o nosso lado, a nossa opinião.
Quantas mágoas, ressentimentos, situações mal resolvidas não seriam resolvidas com uma boa conversa, né? O silêncio cala as emoções, as sensações e os sentimentos. Esse dorama é recheado de diversas situações onde percebemos que o diálogo, o respeito e as escolhas são aprendidas e conquistadas com a ajuda das outras pessoas. Calar as nossas emoções pode nos tornar mentirosos compulsivos que em algum momento somos impelidos a não mais mentir e arcarmos com mas consequências que isso traz para o que já construímos, como o Ki-baek, por exemplo.
As últimas cenas é um teatro infantil sobre a história de um leão e uma coelhinha que resumem toda essa novela de uma forma bem lúdica e encantadora! É especialmente emocionante e delicada! Eu amei essa história que não prometia tanto mas entrou muito com ótimas reflexões.
Considerações finais
Esse dorama ganhou meu coração, deixando-o quentinho! A história é uma sucessão de lições e reflexões sobre as questões quotidianas que mexem com o nosso emocional. E o mais importante é como a história nos dá soluções para essas questões. Nos ensina um novo olhar para situações antigas.
Nos ensina que o perdão realmente é curativo e libertador!! Que a doçura e o otimismo da Woo-ju possa nos contagiar que assim a vida anda! Outro personagem que também me ganhou foi o ex dela, ele realmente era um cara legal com uma família tóxica, mas que não deixou esse veneno o matar! Ele também perdoou o pai e iniciou o seu processo de cura e superação.
O amigo jornalista do Ki-baek também era um querido que faz de tudo por sua família, inclusive se reinventar! Como disse essa história é uma lição que termina de maneira lúdica e encantadora! Assistam!
Leia também:
Se você assistiu a “Frankly speaking”, deixe sua opinião nos comentários.