Annyeong haseyo!
Tudo bem com vocês?
Hoje trago a resenha de um dorama antigo que fala de família, de amizade, de entrega, que deixou meu coração bem quentinho…. “Reply 1988”.
Ficha Técnica
Drama: Reply 1988
Hangul: 응답하라 1988
Roteiro: Lee Wong-jung
Direção: Shin Won-ho
Protagonistas: Lee Hye-ri, Park Bo-gum, Go Kyung-pyo, Ryu Jun-yeol e Lee dong-hwi
Gênero: Romance/Comédia/Slice of life
Duração: 20 episódios
País: Coreia do Sul
Lançamento: 2015
Disponível: Netflix
Sinopse
Os tempos podiam ser um pouco mais simples, menos tecnológicos, mas ainda era desafiador passar um dia típico no final dos anos 80. Cinco amigos de infância, que vivem no mesmo bairro em Seul, apoiam uns aos outros para sobreviverem a seus desafiadores anos de adolescência e definirem um caminho para o seu futuro. Sung Deok Sun (Hyeri) luta por atenção como o filho do meio em sua família pobre, enquanto carrega o fardo de sua classificação em 989º lugar na escola. Kim Jung Hwan (Ryu Joon Yeol) só pensa em futebol, mesmo depois de sua família tornar-se rica da noite para o dia. Sung Sun Woo (Ko Gyung Pyo) é o estudante perfeito, presidente do conselho estudantil e um filho carinhoso e confiável. Ryu Dong Ryong (Lee Dong Hwi) é um geek que sabe mais sobre as garotas e a vida do que o resto de seus amigos, mas sua pontuação acadêmica ruim o impede de ir para a faculdade. Choi Taek (Park Bo Gum) é um jogador de baduk genial que abandonou a escola para tornar-se profissional. Conforme o grupo de amigos se mete e escapa de confusões no bairro, quais experiências desses momentos inesquecíveis juntos eles levarão consigo para o futuro?
Fonte: Adaptado de https://www.viki.com/tv/26576c-reply-1988?locale=pt
Protagonistas e suas famílias
Sung Deok-sun (Lee Hye-ri), a única garota da turma, alegre e brincalhona, também não gostava de estudar.
Ryo Dong-ryong (Lee Dong-hwi), o mais alegre e divertido, não gostava de estucar e fazia de tudo para chamar a atenção dos pais.
Sung Sun-woo (Go Kyung-pyo), o mais obediente e seguidor de regras da turma, como seu falecido pai.
Sung Choi-taek (Park Bo-gum), o mais novo dos amigos, tímido e reservado, campeão de Go.
Kim Jung-hwan (Ryu Jun-yeol), o mais sério de todos, viva implicando com a Sung Deok-sun.
Família de Sung Choi-taek
Choi Moo-sung (Choi Moo-sung), o pai que criou o filho sozinho após a morte precoce da esposa.
Após o falecimento da esposa, o pai do Tark foi morar na mesma rua que sua velha amiga Kim Sun-young. Lá, eles criaram laços com as demais famílias e o Taek conheceu o Go, se tornando um dos maiores jogadores da história.
Família de Sung Deok-sun
Sung Dong-il (Sung Dong-il), o pai, um homem de coração enorme, que não exista em ajudar quem quer que seja, o que muitas vezes causa a ira da esposa.
Lee Il-hwa (Lee Il-hwa), a mãe, uma dona de casa dedicada, que sonha em ver Sung Deok-sun entrar para a faculdade, o que não acontece.
Sung Bo-ra (Ryo Hye-young), a irmã mais velha, uma estudante que quase perdeu a oportunidade de prestar o exame da ordem dos advogados por participar de protestos contra o governo, mas no final tudo deu certo.
Sung No-eul (Choi Sungwon), um estudante do ensino fundamental.
Após cair em um golpe, a família ficou sem recursos e com uma divida enorme para pagar, e precisaram ir morar no porão da casa da família do Kim Jung-hwan. Mas mesmo com todas as dificuldades, a família era unida e cheia de amor. No final, a pessoa que deu o golpe se redimiu, pagou a dívida e eles puderam respirar aliviados. Inclusive permitindo que a irmã mais velha pudesse estudar pera seguir carreira como promotora.
Família de Kim Jung-hwan
Kim Seung-kyun (Kim Seung-kyun), o pai, um homem alegre, que trabalha em uma loja de eletrônicos.
Ra Mi-ran (Ra Mi-ran), a mãe, uma dona de casa que, como a mãe da Sung Deok-sun, sonha em ver o filho na faculdade.
Kim Jung-bong (Ahn Jae-hong), o irmão mais velho, um colecionador inveterado, que só entrou na faculdade após sete tentativas.
A família tinha uma origem muito humilde, mas após o irmão mais velho, que colecionava de tudo, comprar um bilhete premiado, eles puderam viver uma vida confortável.
Apesar disso, nunca conseguiram mandar o filho mais velho para a faculdade.
Família de Sung Sun-woo
Kim Sun-young (Kim Sun-young), mãe que criou os dois filhos com muita dificuldade, após a morte do marido. Vivia sendo humilhada pela sogra, acusada de ter acabado com a vida do filho.
Jinju (Kim Seol), a irmã mais nova.
Família de Ryo Dong-ryong
Yoo Jae-myung (Yoo Jae-myung), o pai e diretor da escola onde filho estudava, para tristeza dele.
Park Jin-yoon (Park Jin-yoon), a mãe, uma vendedora de seguros que nunca estava presente.
Irmão mais velho, dono de um restaurante.
A amizade
O drama se inicia em 1988 com um grupo de amigos que se conhecem desde criança. Todos são estudantes do Ensino Médio, com exceção de um deles, o mais novo de todos, que largou os estudos para se dedicar ao que fazia de melhor, jogar Go. Eles tinham uma ligação incrível, uma amizade verdadeira, que nem a chegada da vida adulta foi capaz de destruir.
Ao longo do drama, eles vão amadurecendo e vamos acompanhando os desafios enfrentados por cada um deles.
Em alguns momentos drama, somos levados para o tempo presente, e vemos um casal: Sung Deok-sun e seu marido, que não sabemos quem é até o penúltimo episódio.
Os romances
A Sung Deok-sun, influenciada pelas amigas, pensava que o Sung Sun-woo gostava dela e quase se declarou, mas logo descobriu que ele gostava era de sua irmã, a Sung Bo-ra.
Depois, também influenciada pelas amigas, começou a nutrir sentimentos pelo Kim Jung-hwan, mas apesar de ele também ter sentimentos por ela, o romance nunca rolou.
Por fim, ela acabou com a pessoa que era mais próxima dela e que a tratava com o maior carinho do mundo, o fofo do Taek, que, apesar de toda timidez, deu o primeiro passo para conquistá-la.
Eu fiquei com pena do Kim Jung-hwan, cheguei várias vezes a torcer por ele, mas ele hesitou demais em se aproximar da Sung Deok-sun. E quando resolveu ir atrás dela, chegou tarde demais. O Taek foi mais rápido.
O mais legal desse triângulo amoroso, foi ver o respeito entre o Taek e o Jung-hwan. Ambos sabiam dis sentimentos um do outro pela Deok-sun, por isso o romance demorou tanto para acontecer. Por fim, o Jung-hwan abriu mão do seu amor pelo amigo.
Quanto a ele e o Dong-ryong não tivemos notícias de suas vidas amorosas. Espero que tenham encontrado o amor, porque eles merecem.
O fim da adolescência
Sung Deok-sun se tornou aeromoça e Sung Choi-taek continuou jogando Go. Depois que eles começaram a namorar, ele não precisou mais tomar remédios para dormir.
Kim Jung-hwan realizou o sonhou de ser piloto de caça.
Sung Sun-woo realizou o sonho de sua mãe e se tornou estudante de medicina.
E o Ryo Dong-ryong que, assim como a Sung Deok-sun, não foi para a universidade, foi trabalhar no restaurante do irmão e se tornou gerente de um deles.
O casamento
Apesar da Deok-sun ter se casado com o Choi-taek, não foi o casamento deles que aconteceu, mas sim o da irmã dela, a Bo-ra com o Sun-woo. E que cena mais linda…
Ela e o pai não conseguiram se aproximar, embora se amassem incondicionalmente. Após o casamento, ambos deixaram uma carta abrindo seus corações e colocando todo sentimento que um tinha pelo outro.
Curiosidades
1. Os pais dos protagonistas usaram seus nomes verdadeiros no drama.
2. Bo-ra e Sun-woo enfrentaram a objeção dos pais para se casarem por terem o mesmo sobrenome e não seriam registrados como casados, mas como coabitantes.
3. Ter dois genros da mesma família era pior do que ter sobrenomes iguais.
Considerações finais
O drama me transportou para minha adolescência, pois como os protagonistas, eu tinha a mesma idade deles em 1988. Foi muito nostálgico ver a vida sem internet, sem celular, simples e inocente. Época em que os vizinhos se conheciam, se visitavam, se ajudavam.
Ver o carinho, o cuidado que cada um tinha com o outro, as reuniões das famílias durante as refeições, o partilhar o pouco que tinham com os outros, sem dúvida foi especial.
É uma história bela e apaixonante, sem maldades, sem tragédias, sem sustos.
As narrações dos protagonistas sobre a vida, e suas vidas, durante alguns episódios são profundas e belas.
O drama traz muitos outros assuntos que eu poderia descrever, como a aposentaria forçada após a entrada da tecnologia nas empresas, a menopausa e seus desafios, a rede de apoio após um diagnóstico suspeito de câncer (que não se confirmou), a importância da educação, o respeito pelos professores, entre outros, mas a resenha ficaria enorme.
Então, minha sugestão é que você assista e, assim como eu, dê boas gargalhadas e se emocione com esses personagens incríveis.
“O tempo sempre vai passar.
Tudo passa.
Tudo envelhece.
Talvez por isso a juventude seja linda.
Ela brilha cegamente por um instante.
Mas você nunca pode voltar a ela.
Um tempo tão reconfortante e puro, por isso sentimos tanta saudade.”
Leia também: https://koreanny.com/resenha-do-dorama-the-player-2-master-of-swindlers/
Se você assistiu a “Reply 1988”, deixe sua opinião nos comentários.