koreanny.com

5 dicas de livros chineses – Parte 2



Annyeong haseyo! 

Tudo bem com vocês?

Hoje eu trago a segunda parte de uma lista com 5 livros chineses para vocês mergulharem mais na cultura chinesa.

 

1. Ervas daninhas, de Lu Xun

Link de compra na amazon: https://amzn.to/43jESsc

Ervas Daninhas é uma coletânea de 23 poemas em prosa, escritos entre os anos de 1924 e 1926 pelo pai do modernismo chinês, Lu Xun 魯迅 (1881-1936), em edição bilíngue.

Lu Xun 魯迅 (1881-1936) ainda é um autor pouco conhecido no Brasil. Por isso, a Aboio, junta ao canal BiYiNiao do Livro, traz Ervas Daninhas 野草 numa edição bilíngue com tradução de Calebe Guerra, doutorando em Literatura Clássica Chinesa pela Universidade de Wuhan 武汉大学.

Entre subterfúgios e reflexões, Ervas Daninhas 野草, também conhecido como Monólogos de Lu Xun, mirava nada menos do que renovar o panorama literário chinês, tanto reformulando os significados de literatura em chinês clássico quanto incorporando palavras e conceitos emprestados do Ocidente. Em Ervas Daninhas, uma das obras mais íntimas de Lu Xun, o autor deu voz a todas as suas confusões, desalentos e fraquezas. Predominantemente em primeira pessoa, a autopiedade e os conflitos intensos e pessoais dele encontram nesta obra sua forma mais livre de expressão.

 

2. Diários de Wuhan, de Fang Fang

Link de compra na Amazon: https://amzn.to/3rtzC8l
Relatos da cidade em quarentena, por quem esteve na linha de frente.
Era o início de 2020… Depois que o governo de seu país impôs um bloqueio em Wuhan, a aclamada escritora chinesa Fang Fang começou a publicar um diário on-line. Nos dias e semanas que se seguiram, as mensagens noturnas de Fang deram voz aos medos, frustrações, raiva e esperança a milhões de cidadãos. Ela refletia sobre o impacto psicológico do isolamento forçado, o papel da internet como meio de comunicação, mas também fonte de desinformação e, tragicamente, sobre a perda de vizinhos e amigos levados pelo vírus que abalou todas as nações. Um testemunho fascinante dos eventos à medida que eles se desenrolaram, este livro captura os desafios da vida cotidiana e o clima de pânico numa quarentena sem informações confiáveis. Fang, também sob clausura forçada, é inspirada a continuar a escrever pela coragem de amigos, profissionais de saúde e voluntários. Ao reivindicar o dever de registrar os fatos, ela também se manifesta contra a injustiça social, abuso de poder e outros problemas que tornaram a epidemia uma catástrofe. Enquanto a autora documenta, em tempo real o início da crise, somos capazes de identificar padrões e erros que estão sendo repetidos em todo o planeta.
“Misturando o íntimo e o épico, o profundo e o cotidiano, este é o registro notável de um tempo extraordinário.”

 

3. Mudança, de Mo Yan

Link de compra na Amazon: https://amzn.to/3JSjwer
O escritor chinês vencedor do Prêmio Nobel de 2012 conta a história de sua vida, que não pode ser separada da do seu país na segunda metade do século XX. Mo Yan nasceu numa região rural da província de Shandong e se tornou um dois mais célebres escritores chineses. Contado num tom prosaico e repleto de anedotas, seu relato ilustra os contrastes da China contemporânea. Com humor e ironia, Mo Yan rememora momentos formativos de sua vida e abre uma fresta para o que a China foi e será.

 

 

 

 

4. Os excluídos, de Yiyun Li

Link de compra na Amazon: https://amzn.to/46KeFWL

 

 

 

 

 

 

5. Contos de fantasias chineses, de Pu Songling

Link de compra na Amazon: https://amzn.to/3Q11VoR

Há muito considerado uma obra-prima do fantástico e do misterioso, Contos de fantasia chineses é uma coleção de contos sobrenaturais compilados de antigas histórias folclóricas chinesas por Pu Songling no século XVIII.

Esses contos de fantasmas, magia e outras coisas bizarras e fantásticas são um verdadeiro clássico da literatura chinesa e dos contos sobrenaturais em geral.

Esta primeira edição brasileira contou com organização de Yao Feng e tradutoras que converteram a obra ao português brasileiro pela primeira vez.

De preferência, pedimos ao leitor e à leitora que aproveite a leitura desses contos de arrepiar com as luzes apagadas em uma noite tranquila.

 

Leia também: https://koreanny.com/5-livros-chineses-parte-1/

 

Se você leu algum desses livros, deixe sua opinião nos comentários.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile