Annyeong haseyo!
Tudo bem com vocês?
A resenha de hoje é sobre um Kdrama que para mim mostrou a total versatilidade do deuso Cha Eun-woo. Os invejosos querem retaliar, mas é impossível.
Ficha Técnica
Drama: A good day to be a dog
Hangul: 오늘도 사랑스럽개
Direção: Kim Dae-woong
Roteiro: Baek In-ah
Protagonistas: Cha Eun-woo e Park Gyu-young
Gênero: Romance/Comédia/Fantasia/Sobrenaural
Duração: 14 episódios
País: Coréia do Sul
Lançamento: 2023
Disponível: Viki, Telegram e Fansub
Sinopse
A professora de literatura coreana do ensino médio Han Hae Na (Park Gyu Young) sofre uma maldição extremamente incomum: se ela beijar um homem, estará condenada a se transformar em um cachorro todas as noites, embora retorne à forma humana pela manhã. Só há uma maneira de quebrar a maldição — e isso envolve receber um beijo do mesmo homem que a beijou… ainda na forma de cachorra!
Ela tem uma queda por Lee Bo Kyum (Lee Hyun Woo), um colega que dá aula de história na mesma escola. Ela está apaixonada por ele, dizendo inclusive que ele é a única razão pela qual ela quer continuar indo trabalhar todas as manhãs. Mas uma noite ela se esquece e o beija bêbada, apenas para descobrir que, afinal, não era Lee Bo Kyum mas, na verdade, Jin Seo Won (Cha Eun Woo), outro colega. Infelizmente, embora Jin Seo Won seja muito bonito, ele também tem pavor de cães devido a um evento traumático em seu passado. Ele também tem uma aversão natural por ela. Agora, Han Hae Na precisa encontrar uma maneira de conquistar seu coração — e fazer com que ele a beije — ou passará o resto da vida como uma vira-lata!
Fonte: Adaptado de https://pt.mydramalist.com/49997-a-good-day-to-be-a-dog
Protagonistas
Jin Seo-won (Cha Eun-woo) é um professor de matemática adorado pelos alunos, mas assombrado pelo seu passado e tem pavor de cachorro. Ele também ama secretamente Hae-na há muito tempo.
Han Hae-na (Park Gyu-young) é uma professora de literatura coreana com uma antiga maldição na família. Ela é tímida, mas nutre fortes sentimentos pelo Professor Lee.
Desenvolvimento
O ano é 2020 e os amigos e namorado de Han Hae Na, uma professora de literatura, vão celebrar seu aniversário e ela quer dar o seu primeiro beijo, mas uma maldição bastante incomum que persegue sua família há gerações: se ela beijar um homem, ela estará condenada a se transformar em um cachorro à noite toda, embora retorne a forma humana pela manhã. E chegamos a 2023, Hana é apaixonada por Lee Bo Kyum, um colega que ensina história na mesma escola. Ela é conhecida no trabalho como BUCKS, pois não permite que os casais se beijem.
Os professores saem juntos para confraternizar e tomam um porre. O desafeto de Hana, Jin Seo-won parece que realmente tem um problema com ela e nessa noite ela acaba descobrindo que sua melhor amiga vai casar com seu primeiro amor. Já alterada, Hana confunde tudo e acaba tendo o seu primeiro beijo com Jin Seo ao invés do Professor Lee e se transforma em cachorro. Sua irmã Yu Na conta que ela tem 100 dias para quebrar a maldição, senão terá de viver como cachorro para o resto da vida, assim como seu tio.
Yu Na, que quebrou sua maldição, conta que um homem (que parece o Professor Lee, será?) a profetizou e para quebrá-la, eles precisam provar do amor verdadeiro. Woo Taek, o veterinário amigo dela que quebrou sua maldição, transfere o tio cão para casa de Hana, pois ele está doente. A professora tenta bajular Jin Seo o mais que pode e ele acaba por aceitar o convite de Hana para jantar e quando ela se transforma, ele surta. Em um flashback das vidas passadas, nosso casal se encontra. Hana convence o prota a ajudá-la com o Professor Lee.
A Sra. Yoon, outra professora da escola, parece obstinada em conquistar Jin Seo e vão os quatro para um jogo de fuga, que nada dá certo. Alguns alunos tentam intimidar Hana mas Jin Seo os coloca para correr, no entanto os alunos se metem numa briga e param na delegacia, e ela vai resgatar Choi Yu, seu aluno. E é meia-noite e Hana se transforma em cachorro e o aluno presencia e depois do choque a leva para casa. E quando ela desperta e quem é o tio do seu aluno: Jin Seo.
O tio pede explicações ao sobrinho e a Sra. Na, e faz um pedido a ela que guarde segredo sobre a identidade do sobrinho para todos do colégio. A Sra. Yon está à espreita de Jin Seo na porta de seu prédio e acaba flagrando ele e Hana juntos. Sr. Lee pergunta a prota se quando ela gosta de alguém é sempre fiel e a Sra. Yon quer ser íntima do prota e pergunta se ele tem namorada. O vice-diretor traz o cão de sua filha para escola e o Sr. Jin surta e quase é atacado duas vezes, mas Hana o salva.
A Sra. Yon enfrenta a Sra. Na e diz que está saindo com o Sr. Jin e esta afirma que nada aconteceu entre eles. Sr. Jin recorda de quando a Sra. Na chegou à escola, foi amor à primeira vista, mas se afastou, pois, descobriu o interesse dela pelo Sr. Lee, que parece muito interessado em assustar o professor com os cães. Assim que o Sr. Lee vê Hana na confeitaria, liga para o Sr. Jin não esquecer do seu bolo.
E já tá rolando aquele clima. Sra. Na presenteia ele com a “vacina” anti cães, o chaveiro, e ele lhe retribui com os doces. Jin Seo vai encontrar com o Sr. Lee, que mora num acampamento, e que deixa no ar que algum segredo o ronda, afirmando que assim que realizar sua tarefa volta para casa. Este entra em uma sala secreta na escola e tem uma recordação de uma vida passada onde uma mulher é perseguida e assassinada.
Dois professores da escola distribuem seus convites de casamento, depois de namorarem escondido, pensando eles. Nosso casal sai junto para comprar o presente de casamento e combinam de ir de carro à festa, mas a Sra. Yon aparece mais uma vez para atrapalhar.
Ela consegue a ajuda do Sr. Lee depois que é obrigada a contar o que viu. Ele acaba por enganar a professora intrometida para permitir os protas de irem juntos. Essa sai à procura deles, mas Sr. Jin acaba por os esconder atrás do guarda-chuva. É mistério atrás de mistério. Jin Seo quer ir ao casamento dirigindo para levar a Hana, mas é novato nessa área, só tem carteira há 3 meses.
Eles, depois de muito enredo, acabam chegando ao destino final. Jin Seo-won canta no casamento dos amigos e impressiona a todos. A insistente Sra. Yon, quer porque quer fisgar ele e o leva para Seul. E Hana segue tentando se dar bem com o professor e tem o apoio do sobrinho.
Yu, Yu Na e Taek entram com ela escondida no quarto do professor e o beija para quebrar o feitiço. Ela segue todos os passos, por duas vezes, mas nada se modifica e ela continua como cão, pois para alterar a maldição ele tem de estar consciente. Jin Seo acorda na hora e leva o maior susto com a cadelinha que foge.
O sobrinho o convence que foi um sonho. As irmãs criam conjecturas sobre quem foi o punk que lançou uma maldição tão detalhada. Yu Na conta sua história de como terminou seu relacionamento e o ex a traiu. Depois que Sr. Jin se abre para Hana, ela decide o ajudar de todas formas a eliminar o medo dos cães e eles partem para isso. Ele lembra que aos dez anos foi atacado por um cão e ficou traumatizado.
Várias situações com cães acontecem no caminho deles e ela sempre o protegendo. A escola recebeu um prêmio de erradicação da violência escolar. Han Jae Hee promove um concurso entre as preferências dos professores e faz parecer que Jin Seo-won escolheu a Sra Yon, o que deixa Hana com ciúmes.
Jin Seo presencia Han Jae Hee e os integrantes do clube de vídeo da Sra. Yon praticando bulliyng com Ji Woo e pede a esta para investigar o caso. Ji Woo conta sua história para nosso casal que promove uma reunião com a direção. Frustrado o professor desabafa com Hana e conta sua história, então ela decide ajudar e coletar as provas do abuso. A cachorrinha literalmente abocanha o telefone da malvada e ouve ela armando para retaliar, além de gravar seu plano que é dizer que Jin Seo a estava assediando sexualmente.
Hana, Yul, Yu Na e Woo Taek vão salvar o professo, mas Sr. Lee que não é desse mundo, dá um jeito na agressora. E uma figura misteriosa Min Ji Ha, uma xamã, chega na escola e assusta Yul. E chega o dia da viagem da escola e os alunos saem aprontando todas. Hana é capturada por uma idosa que a confunde com seu cão de estimação, mas é salva por Jin Seo e acaba por achar o cão perdido da senhora.
O ex da irmã vê o casal juntos e já quer aprontar, ele os fotografa e lança a notícia anonimamente na internet sobre a maldição da professora se transformar em cachorro. O abusador de Jin Seo no ensino médio, Eun Hwan, que agora é um jornalista de quinta categoria, quando vê a notícia e o reconhece, vai até ele querendo gravar sorrateiramente, mas acaba por recolher as roupas de Hana após sua transformação.
A mãe de Hana vai colocar as irmãs contra a parede e descobre que a filha beijou alguém e deduz que eles estão namorando. Para piorar a Yu Na resolve apresentar Yul, como namorado da irmã para mãe, mas tudo dá errado. O abusador descobre que o casal trabalha no mesmo colégio, e agora ele quer a desmascarar. Nesse meio tempo, tio, sobrinho e a prota vão comemorar o aniversário dele.
Ela quer contar seu segredo, mas não consegue. O repórter mutreteiro vai até o restaurante dos pais de Hana e descobre que o tio está na veterinária e manda o amigo lá para instalar uma câmera. A xamã novata já descobriu o esconderijo do Professor Lee, além de chamar a atenção de Yul. O stalker vai até a escola e o professor Jin vai até ele o alertando para não aparecer mais senão terá consequências. Ele ouve toda a conversa das irmãs e vai procurar o ex de Yu Na para comprar algum vídeo que ele tenha gravado dela. Esta conta a história do que passou com o ex e teme que aconteça a mesma coisa com a irmã.
Jin Seo encontra Hana vagando na rua e percebe que alguém está prestes a atacar e lhe dá uma chave de braço, mas qual a sua surpresa quando descobre que o perseguidor é o pai dela. Ela conversa com seu pai que conta como conheceu e se apaixonou por sua mãe.
Eun Hwan envia uma mensagem para Hana marcando um encontro com ela e a ameaçando com as roupas dela. Yu Na e Woo Taek a acompanham para o encontro. Lá ele conta o seu plano e quer que ela esvazie a conta bancária de toda sua família e amigos para ver se aborta ou não sua estratégia de a desmascarar. Ela tem de voltar no dia seguinte com o dinheiro. Hana pede um dia de folga, para família tentar resolver o problema e Jin Seo fica preocupado e vai até sua casa.
Os pais e o amigo de Hana vão atrás do ex da irmã e, literalmente, invadem sua casa quando descobrem o endereço do traste. Professor Jin corre atrás do bastardo do Hwan e é encurralado por ele, seu parceiro e o cachorro. Os pais da prota confiscam todo material de Eun Hwan e quebram seus computadores. O lunático do repórter manda Hana ir encontrar com ele senão vai matar o professor e começa um direto mostrando ela amarrada. Jin Seo chega na hora que o abusador ia tentar beijá-la.
Ela tenta contar seu segredo, mas acaba por se transformar na frente dele. E finalmente, Ji Seo beija nossa linda cadelinha. Ele comenta com Hana que o professor Lee está muito estranho. Ela fica doente e ele vai cuidar dela e acaba se resfriando também. Começam a se desenrolar a história passada deles. Soo Hyun, o prota, um jovem mestre era muito amigo do bisneto do rei deposto, Yi Wol Hwa que era casado com Han Cho Young, a aluna xamã, que estava grávida de seu filho.
Ele ia sempre a residência do casal, na verdade, para ver a criada Mak Soon, a prota, por quem era apaixonado. A mãe de Cho Young havia sido salva há dez anos pelo Rei da Montanha, professor Lee, e sempre ia reverenciá-lo e acabou por o conhecer. Um belo dia, Soo Hyun é informado que seu amigo foi preso e assinado por traição e que eles iriam atrás da esposa também.
Ele corre para casa deles e foge com as duas para montanha. Lá Mak Soon finge ser a sua senhora para despistar os guardas. Cho Young consegue fugir, mas cai de um deslize e perde o bebê. Ela é salva pelo Rei da Montanha, que mora com a raposa, o vice-diretor a escola. A moça perde a vontade de viver até se apaixonar pelo Deus. A criada volta à cidade para procurar o jovem mestre que está preso por ajudá-las a fugir e vai ser decapitado.
No entanto, os guardas sobem a montanha para a capturar e acaba com o rei, vendo a beira do penhasco Soo Hyun empunhando uma espada para Cho Young com Mak Soon ao lado. Momentos depois, ela morre ao cair do penhasco com a espada em seu ventre. O Rei da Montanha se desespera, e culpa o casal por todo o infortúnio. Professor Lee vai até a veterinária e tira a vida do tio cachorro de Hana.
O namoro dos protas vai de vento em popa. No entanto, o Professor começa a colocar seu plano de vingança em prática e pede ao vice-diretor para distribuir aos professores um talismã feito por ele, além de proibir quaisquer relacionamentos na escola. Uma das alunas vê o Professor Jin passando um bilhete para Hana.
A Srta. Yoon vê os pombinhos juntos e corre para chamar o vice-diretor, mas não encontram nada. Min Ji Há segue uma mulher misteriosa de hanbok até o esconderijo do professor Lee e se depara com seu retrato na parede e desmaia, mas antes tem uma visão da vida passada que ela julga ser dela. Yul tenta exorcizar Min Ji Ha, que ele pensa estar possuída por um espírito. Yu Na quer testar o que sente pelo seu amigo Woo Taek. Nosso casal é flagrado pelo professor Lee, cheio de más intenções.
Professor Lee vai até a casa do prota e Hana tem de se esconder e tudo piora com a chegada de Yul. Min Ji Ha confronta o professor Lee e quer saber o que está acontecendo. Esse liga para o prota e coloca, literalmente, a espada no pescoço do professor. Woo Taek consegue salvar o tio de Hana, que milagrosamente ele volta a forma humana. As irmãs vão investigar nos antepassados se alguma vez isso já se deu. A xamã procura o Professor Lee e diz que o vai ajudar, mas é expulsa. O Professor Lee encontra Hana na porta da casa dela e afirma para ela que foi ele quem colocou a maldição na família e que está ao lado dela mais tempo do que ela imagina. Ela mostra para Jin Seo a foto de quando era criança e Lee aparece nela.
O prota vai confrontá-lo e ele revive uma lembrança sua também de quando era mais novo, que já já tudo vai ser revelado. Yu Na e Woo Taek vão prestar serviços voluntários numa ilha e acabam perdendo o barco de volta. O nojento do Lee manda a professor escolher entre salvar sua família ou esquecer o amor. Hana recorda sua vida passada e que quando estava grávida do jovem mestre e não tinha notícias de seu paradeiro. A raposa, o vice-diretor planta a dúvida na cabeça do rei da montanha. Na vida passada para salvar seu amado, Hana acaba por entregar sua amiga. Nosso casal conversa e decide aceitar a proposta do Professor Lee: ela esquece seus sentimentos pelo prota e ele livra a família dela da maldição, mas Jin Seo garante a ela que tudo vai ficar bem pois o amor que sentem um pelo outro não desaparecerá.
O perverso Rei da Montanha enganou nosso casal e apagou as memórias de Hana e não dele, que segue angustiado lembrando de tudo, pois ela passa a ignorá-lo completamente. Ele faz de tudo para chamar sua atenção, mas o professor do mal sempre atrapalha, então ele descobre que todos se esqueceram de tudo exceto ele. Eles voltam para fase que Hana era apaixonada pelo Professor Lee. Jin Seo o enfrenta e ele diz que além de ter planejando tudo, pretende se envolver com ela para ficar mais divertido. O diabólico pede Hana em namoro. Yul conta para o tio que Min Ji Ha diz que ele e Hana estavam namorando, o que o leva a encará-la.
O endemoniado do Lee espalha para escola toda que ele e a professora estão namorando. Min Ji Ha confronta o maluco, que não revela nada de sua vingança. Essa não desiste e vai enganar a velha raposa, o vice-diretor para saber o nome da montanha em que morreu. Woo Taek e Yu Na saem da friend zone. Lee e Hana vão ao cinema e Jin Seo os segue. O professor tira onda e segura na mão da desmemoriada. A pequena xamã resolve ir para montanha onde morreu acompanhada de Yul e do amigo para reviver este momento. Hana vê o mesmo dizer que está no seu calendário no de Jin Seo, e vai tentar entender. Ela flagra a irmã e o namorado e tem um dejá vu de uma recordação dela com o professor Jin.
Os três chegam na montanha e o rei já recebe uma foto dando ciência. Min Ji Ha conta toda história para Yul que resolve ajudar o tio. Liga para Hana e pede que vá até sua casa chegando lá ela dá de cara com Jin Seo. Ela se abre com ele sobre sua confusão de sentimentos e esse a beija, fazendo reviver várias lembranças. Ela não entende porque que depois do beijo não se transformou, e o tio lembra que ela namorava o professor de matemática, Jin Seo, que afirma que vai esperar ela recuperar todas as peças que faltam. O tio, também, acha a foto do casal Seo-Hae, como eram conhecidos, e corre para escola para contar a sobrinha, mas é interceptado pela raposa, que coloca um feitiço de voz de cachorro nele.
Hana acaba descobrindo a foto na mesa do vice-diretor e Professor Lee aparece e flashes de suas memórias também, aí ele diz que tudo isso foi resultado de sua escolha, mas ela insiste que no final o amor vai falar mais alto. A raposa a mando do Rei organiza um passeio à montanha, e o professor doido coloca vários cães no encalço de nosso casal. Eles recordam como na vida passada, fizeram de tudo para salvar a senhora e ela mesmo que enfiou a espada para terminar com a perseguição.
Um ano se passa e vai acontecer um festival na escola que está mobilizando todas as pessoas. Srta. Yoon está namorando o tio da prota e ganhou um anel de brilhante. Hana não sabe o que fazer para surpreender o namorado no dia de seu aniversário. Woo Taek vai conhecer oficialmente os pais de Yu Na, como namorado. Aparece uma produtora para levar o prota para um reality de namoro, mas eles resolvem assumir o romance e colocar a maluca para escanteio.
E chega o dia do grande festival, e Hana faz uma declaração de amor para Jin Seo na apresentação dos alunos da escola, que ele só consegue assistir depois pois fica enrolado com o tio dela. O tio termina com a Srta. Yoon e nossa pequena xamã encontra o professor Lee e eles lavam a roupa suja. Nosso casal adota um cão que foi abandonado, e que leva o nome do casal e seguem felizes para sempre.
Considerações finais
Foi um drama um pouco lento devido a ser um episódio por semana, mas eu gostei bastante, pois o enredo e o roteiro foram muito bem escritos e desenvolvidos. Preciso ressaltar a atuação do Eun Woo, que tem se aprimorado a cada trabalhado dele, um ator talentoso e versátil. Ele foi duramente criticado nas redes sociais. Vários haters o perseguiram e colocaram comentários maldosos por sua atuação, o que foi lamentável pois não espelhava a realidade.
A química entre os protagonistas foi visível. Eles possuíam uma grande interação nas cenas.
Outro personagem muito bom foi o do Professor Lee que me deixou com raiva dele quase o drama inteiro. Vale a pena assistir.
Leia também: https://koreanny.com/resenha-do-dorama-my-man-is-a-cupid/
Se você assistiu a “A good day to be a dog”, deixe sua opinião nos comentários.