Annyeong haseyo!
Tudo bem com vocês?
Hoje eu trago a resenha do filme “Exhuma”, sobre uma família rica que esconde uma maldição que pode destruir gerações! Rituais, incorporações, fantasmas e maldições… Existe algo muito além do que os olhos humanos podem ver?!
Ficha Técnica
Drama: Exhuma
Hangul: 파묘
Roteiro: Jang Jae-hyun
Direção: Jang Jae-hyun
Protagonistas: Choi Min-shik, Kim Go-eun, Yoo Hae-jin, Lee Do-hyun
Gênero: Terror/Xamanismo/Suspense
Duração: 2 horas 14 minutos
País: Coréia do Sul
Lançamento: 2024
Disponível: Telegram
Sinopse
Depois de sofrer uma série de eventos paranormais, uma família rica que vive em Los Angeles convoca uma jovem dupla de xamãs em ascensão, Hwa Rim e Bong Gil, para salvar o recém-nascido da família. Assim que eles chegam, Hwa Rim sente que uma sombra escura de seu ancestral se apoderou da família em um chamado ‘Chamado Grave’. Para exumar o túmulo e socorrer o ancestral, Hwa Rim busca a ajuda do geomante Sang Deok e do agente funerário Yeong Geun. Para sua consternação, os quatro encontram o túmulo em um local sombrio em uma vila remota na Coreia. Sem saber das consequências, a exumação é realizada, desencadeando uma força malévola enterrada por baixo.
Fonte: Adaptado de https://mydramalist.com/703025-pamyo
Protagonistas
Kim Sang-deok (Choi Min-shik), especialista em exumação.
Lee Hwa-rim (Kim Go-eun), a bruxa.
Yoon Bong-gil (Lee Do-hyun), marido da bruxa.
Desenvolvimento
Lee Hwa-rim é uma bruxa que foi contratada por uma família muito rica para descobrir por que fantasmas estão assombrando as crianças dessa família, inclusive um bebê que vive chorando. Eu AMO essa atriz!!!!
A bruxa, junto com seu marido, Yoon Bong-gil, chega na mansão e logo descobre que o problema está preso no avô moribundo da família. Algo muito pesado está assolando os descendentes! Eu estou surtando com meus dois atores preferidos atuando juntos!!!!!!
Lee Hwa-rim diz que a única solução é queimar a ossada do bisavô! Na Coreia, por ser um país pequeno, eles sempre cremam os corpos, acreditam que pode trazer maldição quando a pessoa é sepultada naquela terra…
Lee Hwa-rim e Yoon Bong-gil vão ao encontro de um especialista em sepulturas e exumação! A partir daí, conhecemos Kim Sang-deok e seu colega de trabalho, Koyoung. Todos se reúnem e vão até uma montanha, onde o bisavô da família rica está enterrado, pense em um lugar sombrio e escuro! A sepultura não tinha nome, só números que indicavam longitude e latitude! Eita, vai dar muito errado, tenho certeza!
Kim Sang coloca um pouco de terra na boca e diz que não vai exumar o corpo porque tem algo de errado!! Isso é óbvio, meu senhor rsrsrs. A bruxa sugere um ritual na hora da exumação, assim afastará a maldição!! Gente, o ritual é pesadíssimo, tem sangue e morte de animais, muito cuidado para quem é sensível! Eu acho curioso os rituais.
Depois de retirar o caixão de metal puro, onde só os nobres são enterrados, o caixão é levado até um necrotério local! Ah, eles não abriram o caixão, vão queimar fechado! Finalmente uma atitude lógica em um filme de terror.
COMEÇA a chover, eles terão que esperar 1 dia para a cremação! Por ser um caixão de metal raro, um funcionário entra no necrotério e abre o caixão para roubar. Simplesmente, o fantasma do velho escapa e vai matando toda a descendência dele, primeiro mata o filho, depois o neto e quando vai para o bebê, que é o bisneto, a bruxa faz um ritual para prender o fantasma no corpo do marido. Eles conseguem que o caixão seja cremado a tempo, salvando o bebê.
Depois de conseguirem mandar o fantasma para o além rsrs, um dos homens que ajudou na exumação passa muito mal e chama o especialista Kim Sang para encontrar o corpo da cobra que ele mesmo matou! A cobra estava o assombrando. Gente, a cena me deu arrepio, quando ele encontra a cobra e a mata, a cobra dá um grito. Sinistro.
Kim Sang pega sua pá, sobe a montanha e volta para o lugar onde eles retiraram o caixão. Começa a cavar profundamente o buraco e encontra um caixão de três metros na vertical. Agora pergunta, o que se faz? Por que? Já tinha mandado o fantasma embora!!
Chama Lee-hwa e o marido dela, juntos levam o caixão de três metros, amarrado com arames farpados, a uma casa em uma vila perto da montanha. Eles decidem cremar o resto dos mortais ao amanhecer. Porém, quando vão dormir, o caixão é aberto, o suposto fantasma escapa!!! Não é um fantasma, descobrem que é um “elfo”, isso mesmo que você leu!! Quando um espírito humano se une com um espírito animal, ele se torna um elfo.
A entidade, além de ser um general japonês, é uma raposa de 3 metros! Tudo muito louco!! Agora, como matar isso? Não mata, ele já está morto!! A entidade começa a comer os fígados do povo, até o marido da bruxa é ferido. A BRUXA LEMBRA de um ritual que pode enfraquecer o elfo e aprisioná-lo. Mas quem consegue acabar com o elfo foi o especialista Kim Sang, que lembra de um ritual da terra! No fim, todos voltam às suas vidas, nada disso aconteceria se eles não tivessem exumado aqueles corpos.
Considerações finais
Eu amei a atuação dos protagonistas, meus dois atores queridos!! Achei bem pesadas as cenas de rituais e incorporações, o roteirista criando uma entidade do mal japonês, rsrsrs, não é novidade. Pense em um filme de terror perfeito, eu amei!!
Leia também: https://koreanny.com/resenha-do-filme-the-abandoned/
Se você assistiu a “Exhuma”, deixe sua opinião nos comentários.