Annyeong haseyo!
Tudo bem com vocês?
A saúde mental é um tema delicado e importante, e alguns doramas abordam esse assunto com sensibilidade e profundidade, trazendo histórias que nos fazem refletir e compreender melhor essa condição.
Confira nossa lista com 5 doramas que tratam da depressão e outras questões de saúde mental.
1. That’s okay, it’s love (2014)
Jang Jae-yeol (Jo In-sung) é um famoso romancista de mistério e popular DJ de rádio com uma personalidade espinhosa. Após conhecer a psiquiatra Ji Hae-soo (Gong Hyo-jin) quando os dois participavam de um talk show sobre a mente criminosa, eles instantaneamente se irritaram um com o outro.
Mas, quando a namorada de Jae-yeol plagia o seu trabalho, obrigando-o a ficar quieto até que a tempestade da mídia passe e ele possa provar a sua inocência, ele inesperadamente se torna colega de apartamento de Hae-soo. Jae-yeol se muda para uma casa que pertence a ele e está alugada por Hae-soo, Jo Dong-min (Sung Dong Il), outro psiquiatra e colega mais experiente de Hae Soo, e Park Soo-gwang (Lee Kwang-soo), um jovem que tem síndrome de Tourette.
Com suas personalidades incompatíveis, será que Jae-yeol e Hae-soo conseguirão ajudar um ao outro a encontrar a cura para as suas próprias cicatrizes emocionais?
Assista em: https://www.viki.com/tv/22719c-its-okay-thats-love?locale=pt
2. Kill me, heal me (2015)
Cha Do-hyun (Ji Sung) é um herdeiro da terceira geração de um negócio bem-sucedido que desenvolveu um transtorno dissociativo de identidade (antes conhecido como transtorno de personalidade múltipla) como consequência de vários eventos traumáticos que ameaçaram sua vida.
Ele tenta retomar o controle de sua vida com a ajuda de Oh Ri-jin (Hwang Jung-eum), uma residente do primeiro ano de psiquiatria que o ajuda secretamente.
Mas o irmão gêmeo de Ri-jin, Oh Ri-on (Park Seo-joon), é um escritor determinado a revelar as vidas sem escrúpulos dos ricos e começa a seguir Do-hyun.
Será que Do-hyun conseguirá controlar sua mente antes que uma de suas sete personalidades o controle?
Assista em: https://www.viki.com/tv/22811c-kill-me-heal-me?locale=pt
3. My mister (2017)
Não é nada fácil admitir para si mesmo que sua vida não é feliz, mas é o que Park Dong-hoon (Lee Sun Gyun) é forçado a fazer. Um engenheiro de meia-idade, trabalhando em uma companhia onde seu calouro da época da faculdade, Joon-yeon (Kim Young-min), é seu chefe, Dong-hoon não leva uma vida feliz. Mas esse ainda é o menor dos seus problemas. Com seus dois irmãos desempregados vivendo às suas custas, junto com sua mãe, ele precisa fazer o possível para ajudar sua família, enquanto tenta dar conta de sua vida. Enquanto isso, sua esposa e Joon-yeon estão tendo um caso.
Como se a vida não pudesse ficar ainda mais complicada e miserável, Dong-hoon se vê enrolado em uma situação feia quando uma de suas colegas de trabalho, Lee Ji-an (IU) vê ele aceitando um inesperado suborno no trabalho. Ji-an está afogada em dívidas, e ainda vive com uma avó inválida. Quase afundando e sem ter onde se agarrar, ela aproveita a primeira oportunidade que se apresenta para tentar melhorar sua situação. Ao tentar explorar o momento de fraqueza de Dong-hoon, as coisas não saem como Ji-an planejou.
Agora, presos em uma complicada situação, que envolve lutas pessoais e rivalidade corporativa, Dong-hoon e Ji-an se veem lutando pela chance de tornar a vida melhor, enquanto lutam para se libertarem de sua atual miséria e encontrarem um meio de curarem suas feridas emocionais.
Assista em: https://www.viki.com/tv/35740c-my-mister
4. Our blues (2022)
“Our Blues” acompanha um grupo de pessoas na ilha de Jeju.
Lee Dong-seok (Lee Byung-hun) nasceu em uma pequena vila na Ilha de Jeju. Ele agora vende coisas de seu caminhão na ilha. Ele não é um homem sofisticado. Lee Dong-Seok então se envolve com Min Seon-A ( Shin Min-A ), que acabou de se mudar para Jeju. Ela tem sua própria história que ninguém conhece.
Choi Han-su (Cha Seung-won) nasceu e cresceu na ilha de Jeju, mas mudou-se para o continente. Ele agora voltou para sua cidade natal. Ele é um homem urbano perfeito.
Jung Eun-hui (Lee Jung-eun) administra uma loja de pesca na ilha. Ela é amiga de Ko Mi-ran (Uhm Jung-hwa), que voltou para sua cidade natal, Jeju, porque se cansou da vida difícil na cidade.
Lee Yeong-ok (Han Ji-min), que se mudou para a Ilha de Jeju, é haenyeo (mergulhadora) há um ano. Ela é uma pessoa inteligente, mas muitos rumores a perseguem. Ela conhece Park Jeong-jun (Kim Woo-bin), que é capitão de um barco pesqueiro. Ele é um homem de coração caloroso e procura uma mulher que não saia de Jeju.
Assista em: https://www.netflix.com/search?q=our%20blues&jbv=81568842
5. Daily dose of sunshine (2023)
Jung Da-eun (Park Bo-young) trabalha como enfermeira. Ela é transferida para a neuropsiquiatria do departamento de medicina interna. Esta é a primeira vez que ela trabalha em neuropsiquiatria, então tudo é difícil e estranho para ela. No entanto, Jung Da-eun tenta o seu melhor para lidar com os pacientes e ela cresce como enfermeira com a ajuda da enfermeira-chefe Song Hyo-jin (Lee Jung-eun). Dong Go-yun (Yeon Woo-jin) trabalha como médica e é especialista em proctologia. Observando a enfermeira Jung Da-eun e seus modos puros, Dong Go-yun percebe que ele sorri ao vê-la e até é curado por ela.
Enquanto isso, Jung Da-eun é amiga de Song Yu-chan (Jang Dong-yoon). Ele parece uma pessoa muito inteligente, mas guarda uma dor interior que ninguém conhece.
Assista em: https://www.netflix.com/watch/81591616?trackId=255824129
Leia também: https://koreanny.com/5-dicas-de-doramas-com-serial-killers-parte-2/
Se você assistiu a algum desses dramas, deixe sua opinião nos comentários.