Annyeong haseyo!
Tudo bem com vocês?
Hoje trago a resenha de “A frozen flower”, um filme +18, que achei bem chocante e triste.
Ficha Técnica
Filme: A frozen flower
Hangul: 쌍화점
Roteiro: You Ha
Direção: Yoo Ha
Protagonistas: Song Ji-hyo, Jo In-sung e Joom Ji-mo
Gênero: Drama/Histórico/Erótico
Duração: 143 minutos
País: Coreia do Sul
Lançamento: 30 de dezembro de 2008
Disponível: PiFansub
Sinopse
Durante a Dinastia Yuan, o Rei de Goryeo selecionou jovens e os treinou para fazerem parte da guarda real, chamada Kunryongwe. Ele permitiu que esses meninos morassem no palácio e sempre os manteve dentro de seu alcance. Entre esses meninos havia um especial, Hong Lim, que sempre foi o mais próximo do rei e manteve-se ao seu lado. Não só como seu protetor, mas também como seu amante.
O tempo passa e o rei começa a ser pressionado para conceber um herdeiro para o trono, mas ele não consegue se relacionar com mulheres e entrega a Hong Lim a missão de se deitar com a Rainha e providenciar um herdeiro.
No começo, Hong Lim fica desconfortável ao lado da Rainha, pois nunca havia se deitado com uma mulher. O que era para ser uma vitória para o Rei, que teria um herdeiro e não teria mais seu trono ameaçado, acaba sendo sua desgraça. Hong Lim e a Rainha acabam se apaixonando.
Quando percebe o que está acontecendo, o Rei tenta afastá-los, mas não consegue.
Pegos no flagra, o Rei enfurecido manda castrar e prender Hong Lim. Porém, a essa altura, a Rainha já estava grávida e o rei, para encobrir o fato, manda matar todos que sabiam da situação. A Rainha consegue fazer com que alguns companheiros de Hong Lim o levem para longe para protegê-lo, mas assim que se recupera, ele volta para o palácio para enfrentar o Rei.
Fonte: Adaptado de https://www.viki.com/movies/37167c-a-frozen-flower
Protagonistas
Rei de Goryeo (Joon Ji-mo), casado com a princesa da dinastia Yuan, tem sob seu poder 36 jovens guerreiros da guarda real, que cresceram e foram treinados dentro do palácio. Ele não tem nenhum relacionamento íntimo com a rainha, pois seu verdadeiro amor é Hong Lim, o comandante da guarda real.
Princesa de Yuan (Song Ji-hyo), agora rainha de Goryeo, sente-se imensamente triste porque sabe sobre o segredo do rei. Obrigada a se deitar com outro homem para conceber um herdeiro para o trono, acaba se apaixonado por ele. Agora, rei e rainha disputam o amor de Hong Lim.
Hong Lim (Jo In-sung) é o comandante da guarda real e o soldado mais próximo do rei. Desde pequeno esteve sempre ao lado dele, tornando-se seu amante.
Desenvolvimento
O começo do drama nos leva a pensar que ele amava o rei, mas quando ele se apaixona pela rainha isso é posto em dúvida. Será que ele amava mesmo o rei ou ele nunca tinha tido a oportunidade de conhecer um a mulher e pensava que aquilo era amor?
Os amantes
Hong Lim cresceu ao lado do rei como seu preferido. Eles eram confidentes, amigos e amantes, mantendo uma relação de amor e sexo. Eles realmente se importavam com o bem-estar um do outro. Hong Lim acreditava que amava o rei, afinal de contas nunca havia tido contato íntimo com nenhuma mulher, desde criança viveu para servi-lo, ele era dependente do rei.
A primeira vez
Obrigado a se deitar com a rainha para conceber um herdeiro para o trono, ambos ficam desconfortáveis e nada acontece.
Mas o desejo entre eles foi mais forte e eles acabam se entregando verdadeiramente um ao outro. Sem conseguirem ficar separados, começam a se encontrar escondidos do rei.
Mesmo amando Hong Lin, o rei o entregou para a rainha porque ele era a única pessoa em quem podia confiar e quando Hong Lim perguntou por que ele tinha sido escolhido, o rei disse que ele queria que seu herdeiro fosse uma pessoa justa como ele. Fiquei imaginando como o coração do rei estava apertado por entregar seu amor a outra pessoa. Ele só não podia imaginar que estava entregando não só o corpo de Hong Lim, mas seu coração também.
Eles são pegos…
… e o rei manda castrá-lo e o manda para a prisão.
A tragédia
A rainha convence alguns companheiros de Hong Lim a salvá-lo e levá-lo para longe. Mas ele não se conforma e volta para para enfrentar o rei.
“Seu tolo castrado! O amor era tão importante?
Você levou-me a sentir amor. Eu não poderia ser mais grato!”
Um confronto sangrento é travado e os diálogos são realmente impactantes… e tristes.
“Deixe-me perguntar uma coisa. Você pelo menos uma vez sentiu amor por mim? Você, ao menos uma vez, achou sentir amor por mim?
Não senhor. Nem sequer uma vez!”
Considerações finais
“A frozen flower” é um filme intenso e chocante. Nunca mais vou conseguir ver o Jo In-sung da mesma forma… se é que vocês me entendem.
Eu ainda acho que Hong Lim amava o rei, sim. A última coisa que ele fez foi olhar para o rei e derramar uma lágrima. Foi muito triste.
Leia também: https://koreanny.com/dear-my-friends/
Se você assistiu a “A frozen flower”, deixe sua opinião nos comentários.
Do meu ponto de vista, a última lágrima derramada de Hong-Lim pode simbolizar ressentimento, mágoa, decepção, mas não amor (não podemos esquecer que o rei era visto como uma divindade). Hong-Lim defendia o rei com a própria vida, no entanto esse mesmo rei, que se mostrava tão cordial, transformou-se em um tirano ao sentir ciúmes por uma situação que ele mesmo criou. A destruição de qualquer possibilidade afetiva entre eles se consolida no momento em que o rei ordena a castração. Mas Hong-Lim também se vingou: do mesmo modo que lhe foi decepada a genitália, negou ter sentido qualquer amor pelo rei isso (uma castração afetiva).
nossa! arrasou demais no seu comentário! muito valido tudo isso que você disse. obrigada pela contribuição, nós da um outro olhar.
Assisti esse filme há algum tempo e gostei muito. História diferente dos temas habituais, interessante e bem vivida pelo maravilhoso Jo In-Sung. Embora triste é um filme que vale apena assistir.
sim amiga, concordo muito! sabemos que é triste, porém é interessante demais