Annyeong haseyo!
Tudo bem com vocês?
A resenha de hoje é sobre um k-drama que conta a história de um ídolo e sua fã, que tenta de todo jeito evitar as tragédias em suas vidas.
Ficha Técnica
Drama: Lovely runner
Hangul: 선재 업고 튀어
Direção: Boo Sung-chul
Roteiro: Lee Si-eun
Protagonistas: Byun Woo-seok e Kim Hye-yoon
Gênero: Comédia/Drama/Romance/Ficção/Suspense
Duração: 16 episódios
País: Coréia do Sul
Lançamento: 2024
Disponível: Viki, Telegram e Fansub
Sinopse
No reino chamativo do estrelato, Ryu Seon Jae brilha como uma celebridade de primeira linha, cativando os holofotes desde sua estreia. Apesar da fachada de uma vida perfeita, a natureza exigente da indústria do entretenimento o deixou totalmente exausto. Im Sol, um admirador fervoroso, tem um amor afetuoso por Ryu Seon Jae. Um acidente de infância atrapalhou seus sonhos, mas o consolo encontrado na música de Ryu Seon Jae no rádio a transformou em uma fã inabalável. A narrativa toma um rumo comovente quando Im Sol, recuperando-se das últimas notícias da trágica morte de Ryu Seon Jae, experimenta uma reviravolta milagrosa do destino. Transportada de volta 15 anos no passado, ela confronta Ryu Seon Jae em sua versão de colégio de 19 anos. Im Sol enfrenta o formidável desafio de alterar a trajetória do seu futuro, impulsionado por uma determinação inabalável para evitar a tragédia iminente.
Fonte: Adaptada de https://www.asianews.com.br/series/lovely-runner/
Protagonistas
Ryu Sun-jae (Byun Woo-seok) é um ídolo coreano perfeito em todos os sentidos, mas seu sonho mesmo era ser atleta na natação profissional, que uma lesão o impossibilitou.
Im Sol (Kim Hye-yoon) é uma fã dedicada disposta a mudar o destino de seu ídolo e o seu.
Desenvolvimento
Em 2008, Im Sol (Kim Hye Yoon) sofre um acidente no ensino médio e é salva por alguém desconhecido, mas acaba ficando paralítica e sem vontade de viver. No dia em que pensa em tirar a própria vida, recebe uma ligação de Ryu Sun Jae (Byun Woo Seok), uma estrela k-pop em ascensão e membro do Grupo Eclipse, que aparenta ter uma vida perfeita. Suas palavras a encorajam a viver e dar um rumo diferente à sua vida.
Cinco anos se passam, e a agora fã incondicional de Sun Jae vai a um show dele, mas, ao chegar, recebe um telefonema para uma entrevista de emprego. Ao tentar retornar porque não conseguiu a vaga, tudo dá errado: enfrenta muito trânsito, perde o ingresso e quebra o telefone. Na volta para casa, a bateria da sua cadeira de rodas acaba, deixando-a ao relento na ponte do rio Han.
Sun Jae, exausto e deprimido pelas pressões da indústria do entretenimento, decide se aposentar após seu último show. Coincidentemente, vê Im Sol na ponte e para para confortá-la, deixando-a literalmente sem palavras. Misteriosamente, no mesmo dia, ele cai da sacada de seu apartamento após ingerir vários comprimidos. É levado para o hospital, mas não resiste. Sol se desespera ao saber da notícia e, ao ir ver seu ídolo, deixa cair na água o relógio que comprou dele em um leilão. No momento em que tenta recuperá-lo, ela milagrosamente volta no tempo, para antes do seu acidente e do início da carreira de Sun Jae. Apesar de não entender bem o que está acontecendo, Im Sol corre para a escola do ídolo e logo se declara.
A verdade é que, no passado, Im Sol era apaixonada por Kim Tae Sung, seu primeiro ídolo, que a coloca em várias enrascadas no reencontro, além de ser ameaçada por uma rival. A prioridade de Im Sol passa a ser convencer Sun Jae a não participar da competição de natação, pois sabe que ele vai se machucar. Além disso, há Hyun Goo, o nadador invejoso que sempre tenta prejudicar Sun Jae, mas dessa vez é impedido por Im Sol. Como é rejeitada, ela fica confusa e quase é atropelada.
Após vencer a competição, Sun Jae diz ao seu amigo Baek In Hyun que vai se confessar para Im Sol, pois está apaixonado por ela. Ele faz isso enquanto tiram uma foto em uma cabine, mas ela não consegue ouvir por causa do barulho da máquina, o que o deixa frustrado. No entanto, Sun Jae acaba se machucando no dia seguinte, durante o treino. Baek In Hyun conta a Im Sol sobre a condição de Sun Jae: ele rompeu o manguito rotador pela segunda vez e vai precisar de outra cirurgia. Se não fizer a cirurgia, perderá os movimentos necessários para o dia a dia, e sua recuperação pode levar de 2 a 3 anos, o que encerraria sua carreira como nadador.
Sun Jae não conta a verdade para o pai, que só descobre através do treinador. Após muita relutância, o nadador decide ser operado. Im Sol leva uma bolada e lembra do dia do incêndio em sua casa, causado pelo seu irmão e sua amiga Hyun Joo, e sai desesperada. Kim Tae Sung lhe dá uma carona, permitindo que ela chegue a tempo de impedir a propagação do fogo. Sol, embriagada, segue Sun Jae até o ginásio da escola, onde acabam se beijando, mas ela não lembra de nada no dia seguinte. Quando Sun Jae a procura no colégio, presencia a cena de Kim Tae Sung a pedindo em namoro. Ao voltar aos dias atuais, nas mesmas condições físicas, lembra que aceitou o pedido de namoro pois estava possuída por sua versão mais nova, o que deixa Sun Jae com raiva, a ponto de não querer vê-la nem pintada de ouro.
É revelado que Sun Jae foi o salvador de Im Sol no dia de seu acidente, mas ela não tem ideia disso, pois ele foi ao hospital diversas vezes e ela se recusou a recebê-lo. Atualmente, no velório de seu ídolo, Im Sol é abordada por policiais que mostram uma foto que Sun Jae guardava deles dois em sua carteira. Baek In Hyun liga para Im Sol para saber como estava Sun Jae no dia de sua morte e diz que ele queria muito se desculpar com ela, mas a ligação cai antes que ele explique o motivo.
Mais uma vez no passado, Im Sol é emboscada pela perseguidora de Tae Sung, Ka Hyun, e suas amigas. Nesse momento, ela vê o CEO Kim Seok Hyun, da JNT Entretenimento, entregar um cartão de visitas para Sun Jae e Baek In Hyun e corre até a casa de Sun Jae para recuperar o cartão. Lá, ela acaba desmaiando no quarto dele, e Sun Jae descobre que ela não tem ideia de seus sentimentos por ele. No dia do aniversário de Kim Tae Sung, Im Sol vai jantar com ele e fica chocada ao lembrar que sua versão do passado organizou uma comemoração surpresa para o namorado. Tae Sung mostra uma foto de Im Sol em uma audição, e ela sai correndo para impedi-lo, mas descobre que ele não estava lá, pois foi ajudar o pai no restaurante.
Ao saber da atitude de Im Sol através de um amigo, Sun Jae vai atrás dela, mas eles se desencontram. Im Sol acaba em um lugar deserto, onde um bêbado começa a importuná-la, fazendo-a cair no rio. Sun Jae chega a tempo de resgatá-la, trazendo de volta suas memórias desse momento. Ela o abraça, pedindo perdão. Durante a Copa do Mundo, a Coreia conquista várias medalhas de ouro, inclusive na natação. Hyun Joo começa a se interessar por Im Gueum, irmão de Im Sol, que vive intimidando Sun Jae por estar muito próximo de sua irmã.
Im Sol recebe uma ligação da delegacia informando que sua carteira foi encontrada no local do acidente, mas o celular não foi encontrado. O policial também diz que acharam um corpo enterrado às margens do rio, o que a faz recordar o barulho dos sinos e um táxi com um motorista suspeito. No dia da apresentação da banda Eclipse, de Baek In Hyun e Kim Tae Sung, o vocalista não pode comparecer, e Sun Jae assume o lugar dele, garantindo o sucesso do show.
Quando Sun Jae lhe entrega outro celular, Im Sol ouve toda a confissão que ele havia gravado no walkman e decide terminar com Kim Tae Sung, percebendo que ele não tem sentimentos genuínos por ela e está apenas brincando. Preocupada com o que poderia acontecer, Sol vai até a delegacia e registra uma queixa.
Park Bok-soon, mãe de Im Sol, planejou uma viagem com amigas para a Ilha de Jeju, mas na verdade foi para uma cirurgia para remover um nódulo. Enquanto isso, Tae Sung, que sofreu um acidente de moto e está no mesmo hospital, entra em contato com Sun Jae para contar que viu a mãe de Im Sol lá. Sun Jae então corre com Im Sol para acompanhá-la na cirurgia. Durante esse tempo, ocorre a confissão de Sun Jae, mas ele é rejeitado por Im Sol, que teme que sua presença possa atrapalhar a vida dele, já que conhece o futuro de ambos.
No dia do fatídico acidente, Sun Jae marca um encontro no parquinho com Sol, agora ciente de que ela foi seu primeiro amor. No entanto, ela é sequestrada por um taxista, deixando para trás seu guarda-chuva, o que deixa Sun Jae perplexo quando chega ao local combinado. Com a ajuda de Sun Jae, Sol consegue escapar do sequestrador, mas no momento em que está prestes a ser atropelada, acaba voltando para 2023.
Im Sol é acusada de perseguir Sun Jae, na delegacia, arma a maior confusão e o empresário de Sun Jae lembra que ela é a roteirista que trabalha na produtora do filme que ele recusou, mas sua chefe insiste que ela se desculpe com ele, apesar da medida restritiva solicitada pelo ídolo. Hyun Joo, agora sua cunhada, liga para ela desesperada, pois está indo para o hospital dar à luz ao segundo filho, aí acontece mais um mal entendido entre ela e Sun Jae. No dia da morte do seu ídolo, Im Sol corre para a ponte do Rio Han na esperança que ele não apareça, mas quando ele chega, no desespero, se oferece para passar a noite com ele e garantir que nada de mal lhe aconteça.
Sun Jae desenterra a cápsula do tempo que eles fizeram no ensino médio, com o objetivo de encontrar Im Sol na ponte, eles decidem ir para um Lounge Bar em um hotel e os rumores começam a se espalhar pela internet, para fugir dos repórteres, acabam por parar na casa dele. Baek In Hyun, que chega totalmente embriagado, revela que Sun Jae nunca superou o seu primeiro amor e que sofreu muito por causa de Im Sol, que ouve tudo, é no momento que ela confessa a Sun Jae que, na época, não teve escolha a não ser deixar ir.
Na casa dela, rola aquele beijo de tirar o fôlego, enquanto estão sendo observados pelo sequestrador. Im Sol, ao ir buscar seu carro que deixou na casa do ídolo, acaba capturando a verdadeira stalker, uma adolescente de 14 anos, a levando para um bom papo e um jantar, quando descobrem no noticiário, que Sun Jae foi atacado pelo sequestrador Kim e vai ser operado às pressas.
Quando a protagonista perde o relógio de Sun Jae, que está com sua avó, finalmente descobre quem a salvou e foi testemunha do caso. Ela procura o inspetor Kim, pai de Kim Tae Sung e detetive responsável pelo caso, e descobre pelo depoimento que Sun Jae a salvou. Im Sol deduz que esse fato pode estar relacionado com a morte de Sun Jae.
Em outra volta ao tempo, Im Sol é novamente salva por Sun Jae, que agora cursa Educação Física na Universidade de Yeonseo, a mesma onde ela estuda Comunicação. Im Sol reencontra Kim Tae Sung, agora um empresário bem-sucedido, e decide pedir a ajuda do pai dele para capturar o sequestrador Kim antes que ele chegue perto de Sun Jae. Ela fornece várias evidências, mas elas se perdem durante a investigação.
A universidade organiza um retiro onde acontecem várias situações: Im Sol tenta escapar e acaba em uma trilha de javalis, sendo resgatada por Sun Jae após nocauteá-lo. Im Geum leva um fora da namorada, e Hyun Joo aproveita para beijá-lo. A protagonista toma um porre e é socorrida por Sun Jae, que começa a suspeitar que ela vem do futuro, pois conhece uma música dele que ainda não foi gravada. Mesmo assim, ele decide se afastar e ir para os Estados Unidos fazer reabilitação.
Baek In Hyun envia o material do show da Eclipse com a música de Sun Jae para o Concurso Estrelas K, e eles são aprovados para as regionais, desde que garantam a participação de Sun Jae.
Dae Hee, uma colega da universidade, tenta conquistar Sun Jae, o que faz Im Sol pensar que eles se beijaram, levando-a a se afastar ainda mais. Para piorar, Kim Tae Sung reaparece. No aeroporto, Im Sol se despede silenciosamente de seu ídolo. Ao retornar, ela vê um caminhão semelhante ao do sequestrador em frente à sua casa e entra em pânico. Ela se depara com Sun Jae, que desistiu da viagem e já sabe de tudo sobre o amor dela por ele. Ele decide que não vai deixá-la, mesmo que morra, pois ela é a única coisa que vale a pena.
Os acontecimentos do dia são alterados novamente, e a notícia mais importante gira em torno do lançamento do primeiro álbum da Eclipse. De volta ao passado, o namoro de Im Sol e Sun Jae já é público na universidade, e a Eclipse está nas finais da competição. Sun Jae arma um encontro entre seu amigo Cho Rong e Hyun Joo, o que deixa Im Geum furioso ao ver. O casal dorme na loja de vídeo e pela manhã são pegos por toda a família, gerando mais confusão quando as camisinhas que Cho Rong comprou para a lua de mel do irmão acabam na bolsa de Sun Jae. O mal-entendido é esclarecido.
Ao presenciar o fracasso de Oppa Im Geum em um teste para um novo drama, Hyun Joo e ele acabam trancados em um armário, onde começa a relação que leva ao casamento. Logo, a cunhada descobre o casamento. O detetive Kim captura o sequestrador Kim Young Soo quando ele pega tranquilizantes para usar em seu próximo crime e informa Im Sol. No entanto, Kim Young Soo consegue escapar e ainda fere os detetives.
Sun Jae convida Sol para o último show da Eclipse no clube, querendo que ela ouça a canção que ele compôs em sua homenagem. Ele também conta que recebeu um cartão do CEO Kim, que deseja assinar um contrato com a banda Eclipse. Ao saber da fuga do sequestrador, Sol pede ao policial Kim que esteja no local do crime no dia 10 de maio, e Sun Jae ouve tudo, ficando preocupado. Depois de falhar na audição como solista, Baek In Hyun decide desistir, mas os amigos vão consolá-lo em sua casa em Danpo-ri. O sequestrador descobre o paradeiro deles ao ir até a locadora de vídeo da mãe de Im Sol e parte para lá.
Sol perde o celular nas montanhas e tem que retornar com Sun Jae para procurá-lo, passando a noite no mesmo quarto. Na hora de ir embora, Sol, de repente, esquece tudo e foge de Sun Jae, que conclui que ela voltou para o futuro, mas é um disfarce porque ela não quer envolvê-lo em seu problema. Quando ele chega em Busan, a mãe de Sol, que já sabe da história através do detetive Kim, se desespera ao saber que o sequestrador está atrás dela. O detetive monta uma emboscada para o sequestrador, mas Sun Jae cruza com ele e vai ao seu encalço. Kim Young Soo esfaqueia Sun Jae, que cai do penhasco, mas o psicopata é capturado.
Im Sol, ao voltar ao passado, decide não conhecer Sun Jae para evitar que ele morra, mas não tem sucesso. Em 2023, os protagonistas se encontram no Festival de Cinema e ele acha que Sol é uma ladra, o que a coloca em vergonha nacional. Mas quando ele recebe o roteiro dela, “Time Walking on Memory”, e experimenta sensações de recordação profundas, acaba aceitando o projeto, embora seja rejeitado por ela, pois desconhece sua verdadeira identidade.
O destino intervém e a avó de Sol acaba no restaurante do pai de Sun Jae. Ao levá-la para casa, o ídolo reencontra sua amada. A stalker de 14 anos quase é pega pelo sequestrador, mas Tae Sung, agora policial, impede. Sol se demite pois não quer trabalhar com Sun Jae, mas eles acabam se encontrando no parque de diversões, onde comemoram o aniversário dela, rolando o maior clima na roda gigante. Ela fica doente e Sun Jae passa a noite cuidando dela em sua casa, mas, na hora de ir embora, a moça aceita a carona de Kim Tae Sung.
Com o retorno de parte das suas lembranças, Sun Jae decide ir atrás de Sol e acaba resolvendo um problema dela com o sobrinho, mas se suja e tem que tomar banho na casa dela, saindo às escondidas. Tae Sung pede as imagens da câmera do carro de Sun Jae e se declara para Sol, mas ela afirma que é só amizade. Im Geum e a esposa ganham na loteria e decidem comprar uma casa para morar só a família deles. Conversando com a avó, Sol ouve que as memórias nunca desaparecem, ficam gravadas na alma, e reflete sobre isso. Mesmo com a saída de Sol da empresa, Sun Jae regrava a música “Garoa” para o projeto dela.
Tae Sung espera por Kim Young Soo na empresa de táxi, mas quando percebe que vai ser preso, foge e é perseguido pelo policial. Coincidentemente, Sun Jae recupera suas memórias e se sente mal no meio da rua. O sequestrador tenta atropelá-lo com um táxi, mas Tae Sung consegue evitar. No entanto, ao fugir, o taxista acaba sendo atingido por um caminhão e cai no rio.
Sol corre para o hospital onde está o amado e lá ele acaba confessando que lembrou de tudo. Finalmente, Im Geum estreia seu primeiro drama e a avó de Sol joga o relógio do tempo fora, pois eles já não precisam mais dele. Boatos começam a circular sobre a namorada de Sun Jae, e ele decide pedi-la em casamento. Também convida a Eclipse para cantar na festa de um ano do sobrinho de Sol, que está sendo realizada coincidentemente no restaurante do pai dele. Ela tenta evitar que ele vá à festa, mas o ídolo não cede e acaba revelando o relacionamento deles para toda a família durante o evento. A vovó emociona o astro, dizendo que agora eles podem ser felizes para sempre, e ele adia o pedido de casamento, pois Sol afirma que quer experimentar a carreira de diretora de cinema e pede ao amado para esperar um pouco mais por ela.
Ela investe em sua carreira com o apoio do amado, até conseguir enviar o filme que dirigiu para um famoso concurso. Depois de algum tempo, realizando seus sonhos e mantendo a relação estável e em crescimento, Sun Jae pede Sol em casamento. Eles têm uma visão maravilhosa da cerimônia no futuro. Afinal de contas, o amor venceu.
Considerações finais
Um dorama que começou despretensiosamente, abordando assuntos delicados e sérios, ainda mais com ficção científica, mas arrebatou o coração de todos e gerou a maior audiência no Viki e que está no topo dos TOP 10 de 2024.
Apesar das idas e voltas ao passado e futuro, o ritmo da história não foi prejudicado em nada, muito pelo contrário, bem claro e sem confusão. Amei de verdade. Destaque especial para o casal de protagonistas. Fantástico.
Eia também: https://koreanny.com/resenha-do-dorama-i-am-not-a-robot/
Se você assistiu a “Lovely runner”, deixe sua opinião nos comentários.